TEDx Blumenau:

A epopéia de ser um TEDx Speaker!

Foram 6 quase 7 meses de trabalho e lapidação até aqueles 40 passos em direção ao palco do TEDx Blumenau no Teatro Carlos Gomes. Foram duas semanas de febre, ansiedade e antecipação até entrar na cidade na última sexta. No caminho, dois vôos e um trajeto de ônibus ao lado de duas feras incríveis: May e Marcello Gugu também speakers no TEDx). Juntos compartilhamos nossos temores, nossos amores e todo o sentimento que envolve ter o palco aberto para que você fale para o mundo.

Na mesma sexta a espiral de sinergia e catarse começava, catalisada pela Balbúrdia e pelo queridaço Sávio (speaker do TEDx Blumenau 2015). Lá conheci a afetividade do Marcos, tomei uma bera com Thiagão Sender, abracei meu camarada Edu, conheci um craque chamado Biel, dois fazedores magistrais (Humberto e Gui) e pude abraçar minha grande pequena coach Karina. Isso tudo somado ao fato de conhecer a generosa, acolhedora e pilhadíssima equipe do evento. Saibam, vocês tem nova residência: meu coração.

Falando em coração, capítulo a parte: já na sexta ele batia de saudade pela minha Naty, que ainda estava pra chegar… E chegou! Lá pra meia-noite e vlau! Ali encontrei o conforto, carinho, a parceria que me faz ser quem sou. Ter o amor da sua vida ao teu lado em um momento transformador como esse é lindo demais. Recomendo muito viu?

E daí veio o sábado, e veio o frio da barriga numa cidade que imaginava fria, mas que estava escaldante, na temperatura e no acolhimento. De manhã um papo aberto já no teatro. Nenhum, nenhum dos speakers tinha ideia ali, naquela manhã, do quanto as pernas tremeriam, do quanto o coração bateria, logo na sequência do almoço.

A tarde veio e com ela o nervoso, a ansiedade, a adrenalina. Hora de apresentar para toda equipe TEDx, para nossos coaches e fellow speakers o que havíamos preparado nesses meses. A Talita veio primeiro, arrebentando de empatia com o seu turismo do coração. Depois foi minha vez de despertar em mim e na equipe a vontade de transformar pelo bem. E daí veio de tudo: lágrimas com as histórias ricas do Marcos e da majestosa Noemi Kellerman, euforia com Marcello Gugu e Thiago Senders, parceria com meu irmão de Arca Edu Boorhem do Clube Orgânico, confiança de que o bem sempre vence com Roberto Pascoal e Iara Xavier, certeza de que somos todos mulheres com Susan, Cristal, May e Talita.

Vocês devem estar pensando: isso tudo num ensaio? Sim. Isso tudo aconteceu numa tarde, só no ensaio…

O fim do sábado chegava e com ele a proximidade do grande momento, mas o sábado ainda reservaria uma surpresa… A lista da ordem de apresentações. Nela constava:

PRIMEIRO BLOCO:

Gustavo

M…..

C…

Parei de ler no meu nome, coração na boca: fui escolhido para abrir o TEDx, fui escolhido para abrir o TEDx! Uma puta honra, puta responsa, puta pressão. Escolhi viver isso como um gigantesco presente, não sem medo, febre, gastrite e tudo mais, Naty que o diga! Não deu pra ir jantar com a galera, nao deu pra sair do quarto do hotel, preferi a concentração máxima.

Domingo de manhã, 5:30. Eu + iPhone + meus slides. Não dá pra dormir gente, não dá. Ensaiei por duas horas em silêncio, enquanto Naty dormia ao meu lado. Passava um slide, fechava os olhos e passava o texto na minha cabeça, letra por letra, intenção por intenção. Depois disso? Depois disso só uma dica querida do Edu: mate do Machu Pichu com sabor de praia, para acalmar o coração, aquecer minha alma. Caminhamos eu e Naty pela rua principal de Blumenau, conversamos com muito gente dali, moradores, que nos perguntavam sobre o evento e tudo mais. Como faz bem o contato humano! Foi justamente esse contato que me fez respirar o suficiente para dar o passo em direção ao palco.

12:40 de domingo e lá estávamos nós, já no teatro, para o último grito de força da equipe do TEDx. A ficha de que é você, que é sua a responsabilidade de abrir um evento desse, só cai quando a porta abre e a luz vai toda em você. Antes disso, tudo é flutuação, é nervosismo, ansiedade e especialmente vontade de fazer o melhor.

14:15. Karina minha coach me leva para a porta de entrada do teatro, na nossa frente um longo tapete vermelho e ao fundo, toda a platéia esperando atrás da cortina. Nesse momento de espera a sorte me sorriu: Naty ainda estava no Tedlab e consegui roubar aquele último beijo e abraço de força!! Pronto, estava pronto.

Respirei tudo que podia, pensei no meu parceiro/irmão de Extramuros, pensei na minha família, nos meus pais… e levei comigo para o palco a imagem do meu avô, que tava me assistindo pela internet.

Foi um click, marchei, literalmente marche até o palco, com toda a minha panache, ao som de uma vinheta que jamais esquecerei, primeiro para receber o abraço querido do grande Biel, MC do TEDx e depois o carinho de todo o público.

Foram 18 minutos inacreditáveis, inesquecíveis, foram 18 minutos de sinergia e catarse ao mesmo tempo!

Já aqui no aeroporto, esperando o check-in, aproveito pra transmitir as últimas partes dessa linda epopéia:

May, Talita, vocês são duas mulheres que o mundo empoderou de presente para todos nós;

Susan e Cristal, mulheres que saíram do simbólico para o modus operandi, que sigam por aí transmitindo consciência na veia;

Noemi e Marcos, vocês são o amor personificado, a bondade encarnada em gente, alma, anima de tudo que anima o bem. Amei conhecer vocês;

Roberto, Iara, vocês são a maturidade da juventude, o exemplo e a inspiração pra tudo que ainda vem de bom por aí, gratidão pelo ontem e pelo hoje;

Edu meu irmão, nosso amor é antigo, admiração e história mútua de uma unidade chamada Arca Urbana, tu é braço do meu braço, fechamento nosso, tu é rapá o que já fui e ainda quero ser: foda.

Thiagão, você pôs ritmo nas cadeiras desse carioca/luso que nao sabe dançar mas é craque no sentir o pulso. Gigante do coração, nos vemos em Curitiba e no mundo e em cada batida de tambor;

Marcello Gugu, tu é um capítulo a parte, tu é a transformação, educador dois ponto zero. Tu é o mistério do concreto vivo, a voz das ruas, as ruas na escola, a escola que corre na minha aorta. Você é a prova viva que entre Sampa e Rio tudo que basta é uma escuta afetiva, um abraço de verdade, o encontro. Sou teu fã, agora teu amigo, é nóix no snap, no chat, no posto, no face e no abrigo da rima.

Karina, miniatura perfeita de uma generosidade gigante, se as panelas Oxford vão a qualquer lugar, tenho certeza que é você quem as leva, com tuas dicas, tua inteligência e temperança. O Speaker que te fala é o Speaker tu fez também nascer, gratidão pequena, gratidão.

Biel, Humberto, Gui e toda equipe, acho que já disse isso em algum momento aqui mas faço público de novo: vocês fazem o melhor TEDx do Brasil, vocês são a cidade que acordou, o exemplo que quero levar para a minha. Nunca poderei retribuir todo o cuidado, carinho, atenção de vocês. O melhor que tenho pra dizer é: MUITO OBRIGADO.

Naty, nada disso que vivi nesses três últimos dias seria igual se você não estivesse comigo, do meu lado. Te amo.

Caminhar naquele tapete foi a minha catarse, transmitir meu talk foi o resultado da sinergia de nós todos. Hoje sou o homem reacordado, graças a vocês que vivem comigo, no meu tempo e no mundo que criei pra mim.

Beijos, abraços e tudo o mais que posso desejar. Nos vemos em breve aqui, ali e acolá.

snapchat: guggaextramuros