O Herói de hoje
Nível de transpiração: 1
Podemos ser feios, porém ser fotogênicos. Sair bem na foto, andar sempre com uma aparência bacana, não necessariamente traduz beleza. Quantos são os casos em que as “aparências enganam”; se você já foi “enganado”, eu apostaria que foi por uma foto.
A fotografia tem isso ela aparenta tudo que o fotografo quiser, ela não mente, mas os mentirosos fotografam, como diria Lewis Hine. As pessoas sabem disso, não por acaso todo fotógrafo já ouviu “me deixa bonitx na foto”. A nossa própria atitude para com a fotografia parte de uma ideia prévia de distorção; quando não se pode ser naturalmente belo, a foto o faz, tem essa capacidade.

Vamos abrir o olho, prestando atenção nos pequenos detalhes, na televisão há sempre muita “mentira interessada”, assim como uma foto raramente “diz a verdade”, por mais que pareça muito e os nossos olhos estejam vendo.
Os muitos programas de pós-produção e tratamento são ferramentas tão poderosas que consomem toda e qualquer imperfeição. Qualquer coisa é possível, o feio fica bonito, o real se torna irreal, o azul vira verde, o político ficha suja ganha um ar bondoso, além de alguns votos pela aparência honesta, para essas e outras, serve a poderosa fotografia.
Já não se pode duvidar de nada, vivemos dentro de uma confusão social, integramos uma cultura carente de boas referencias. Seguimos aguardando a um salvador da pátria, ou pelo menos uma liderança política de verdade, que neste séc. XXI, seria quase um super-herói.
Não desanimemos, por mais que não vejamos, hoje mesmo o planeta está povoado de verdadeiros heróis, que são aqueles que fazem a vida dos outros um pouco mais bonita. Quem sabe então, o fotografo não desempenhe dia após dia, o papel de um verdadeiro herói.

