Como comprar maquiagem para a namorada

Guia rápido para aqueles que desejam comprar maquiagem, mas não fazem ideia como presentear.

Um rapaz foi comprar maquiagem para a namorada em uma famosa loja do shopping. Não entendendo do assunto, pediu ajuda para a vendedora que, em vez de ajudar, o confundiu sobre um papo de batom cremoso ou matte. Ué, não é tudo batom? Esta história aconteceu com um colega e talvez tenha ocorrido com você alguma vez na vida.

Maquiagem é um assunto tão comum no cotidiano feminino que até esquecemos que os homens podem não entender nada sobre o assunto e, muito menos, saber ao certo o que presentear. Numa roda entre amigas, diversas histórias de homens que não acertaram na escolha. Por isso, vim aqui dar dicas essenciais para você que anda pensando em presentear sua namorada/esposa/whatever com maquiagem.

Sondagem

Uma grande parcela das mulheres amam maquiagens. Porém, não é unanimidade. Além disso, algumas gostam de um batom e um lápis preto, outras amam um grande arsenal de produtos. Então, observe sua namorada. Ela tem o hábito de falar ou comprar maquiagem? Tem vários produtos? Costuma sair com você toda produzida ou é básica? Isso vai nortear a sua escolha.

Entendendo e escolhendo os itens

Batom

Item clássico e adorado por maior parte das mulheres. Mas, como já citei no início do texto, há vários tipos de batons:

Cremoso: É o mais antigo deles. Fácil de aplicar, porém, nem sempre dura nos lábios. Sabe quando sua namorada mal te dá um selinho e você já está com marca de batom? Pois é. Porém, ele é o mais hidratante dos tipos, por isso é muito comum que as mulheres o prefira.

Matte: Você já saiu com sua namorada, se beijaram e/ou comeram e o batom ainda estava lá? Provavelmente ela usava um desse tipo. Mulheres que têm os lábios um pouco mais ressecados não costumam gostar desses batons.

Há a variação semi-matte, que nada mais é que um produto que não é tão seco, mas não dá para classificá-lo como cremoso.

Cintilante: Geralmente a cor é perolizada ou metalizada. Justamente por isso, há quem ame e há quem odeie.

Gloss: É um produto que tem pouca cor, é bem hidratante e dá efeito ‘molhado’. Justamente por este efeito ele é conhecido como ‘acabei de comer frango assado’, já que alguns ficam grudentos.

Como escolher: O batom é um item que geralmente tem pouco erro, especialmente se você prestar atenção no que sua namorada usa. Se você tem dúvida, opte por um batom cremoso ou semi-matte.

Se conseguir optar por uma cor que sua namorada gosta, ótimo. Se não, opte por um rosa médio (nem tão forte, nem tão claro), pois geralmente fica bem em todos os tons de pele.

Sombras

As sombras são aquelas cores que são colocadas nas pálpebras. Nem todas as mulheres gostam, mas se você já observou que sua namorada às vezes ou sempre usa, é um ótimo presente. Ao chegar na loja, você vai encontrar alguns tipos, como:

Individuais: como o nome mesmo diz, uma só cor.

Trios: três cores que podem ser combinadas entre si.

Paletas: várias cores em um só produto.

Como escolher: Entre as cores, podemos encontrar sombras cintilantes e matte/opacas (sem brilho). Na dúvida do que sua namorada usa, opte por sombras sem brilho. E cuidado com as paletas. Geralmente são ótimos presentes, desde que ela não tenha uma ou mais paletas. Não aconselho sombras em creme e/ou bastão se você não sabe se sua namorada gosta.

Blush

Os blushes são aqueles produtos, geralmente em tons rosa/vermelho, que são passados na bochecha. Basicamente se dividem em “com brilho” ou “sem brilhos”.

Como escolher: No caso do blush, vale a pena mostrar uma foto da sua namorada para a vendedora e perguntar sobre a cor que combina com o tom de pele dela. Para reduzir as chances de erro, melhor escolher blushes na cor rosa ou marrom sem brilho.

Pinceis

São itens para ajudar na hora de passar maquiagem.

Como escolher: Há muitas opções no mercado, mas há alguns pinceis que são mais usados e, com isso,mesmo que sua namorada já tenha um, ela não vai se importar em ter mais, como pincel para base, sombra e esfumar. Escolha pinceis que sejam macios ao passar a mão. Se você achar áspero, não compre.

Há também kits de pinceis completos. Se ela tem poucos pinceis, pode ser um ótimo presente. Porém, é preciso redobrar a atenção na qualidade dos pinceis, pois é comum que sejam inferiores comparados a comprar individualmente.

Organizadores

Produtos inventados para facilitar a organização das maquiagens.

Como comprar: Se você notou que sua namorada tem muita maquiagem, mas é meio bagunçado, invista em organizadores. Geralmente são feitos de acrílico e possui diversos tamanhos.

Bases e afins

Outros itens de maquiagem, como base, corretivo, pó compacto, rímel, lápis preto, etc. recomendo que dê somente se você sabe qual marca e cor ela usa. Vale xeretar as maquiagens dela ou perguntar para a sogra ou amigas próximas.

Onde comprar?

Resumidamente há três opções: lojas online, lojas físicas e revendedoras. Apesar da praticidade de comprar online, as lojas físicas e as revendedoras de cosméticos poderão te auxiliar melhor na escolha de uma maquiagem para a namorada.

Em relação a marcas, vai do gosto e/ou do seu bolso. Mas vale a pena dar uma espiada do que sua namorada gosta.

Se você já se aventurou, conte nos comentários como foi a sua experiência. E se você é mulher e quer ganhar maquiagem, envie o texto para o boy ;)