A arte de criar…

Você sonhou com isso e Nathan Sawaya transformou seu sonho em realidade. Uma mostra para todas as idades. Com um espaço de exposição de mais de 1.800 m² , A ARTE DE CRIAR COM LEGO® leva o público a uma imersão no mundo divertido e colorido, e por vezes desconcertante, de Nathan Sawaya.

O artista, que só nesta exposição utilizou mais de um milhão de peças LEGO®, é o criador de obras que instigam a mente e arrancam sorrisos de crianças e adultos. A mostra apresenta inúmeras criações espetaculares, como O Pensador, do escultor francês Auguste Rodin, o magnífico vitral da face norte da Catedral de Chartres, na França, e até um dinossauro de seis metros de comprimento, feito com 80.020 peças LEGO®.

Não espere mais para visitar uma das dez melhores exposições do mundo, de acordo com a CNN, e mergulhe nessa oportunidade única! No final do percurso, o visitante encontrará ainda uma área de lazer com milhares de peças LEGO® e video games DC COMICS™ para a imaginação e a criatividade rolarem soltas!

As peças LEGO®, presentes tanto nos quartos das crianças quanto no universo dos adultos, são ao mesmo tempo modernas e clássicas, nunca saem de moda, e ainda são imunes a preocupações de adultos, como o cenário político e econômico e a recessão. Os blocos de montar são simples e, no entanto, graças à sua ampla variedade, abrem uma gama quase infinita de possibilidades, garantindo que qualquer pessoa que os tenha em mãos será levada pelo desejo irresistível de brincar, inventar e sonhar.

Para estimular a obsessão do público por essas pequenas peças de montar, a mostra A ARTE DE CRIAR COM LEGO® foi criada em torno dos conceitos de criatividade e de brincar, o que certamente envolve a criatividade do artista, mas também a do visitante. As obras da exposição são apenas exemplos de tudo o que se pode fazer com peças LEGO®. As obras expostas em A ARTE DE CRIAR COM LEGO® encantam por sua estética, sem dúvida. Mas, acima de tudo, é o surpreendente potencial criativo deste meio que fascina o público de todas as idades.

Quem é Nathan Sawaya?

Nathan Sawaya nasceu na cidade de Colville, no estado de Washington, e cresceu em Veneta, Oregon. Era uma criança alegre e criativa que amava desenhar, escrever histórias, fazer truques de mágica e, obviamente, construir seu próprio mundo usando peças LEGO®. A formação em Direito, que completou quando jovem adulto, o afastou de uma vida pautada pela criatividade e pela imaginação, levando-o a iniciar sua carreira como advogado em Nova York. Mas, tal como um leopardo não pode mudar suas manchas, após alguns anos de competição feroz Nathan Sawaya decidiu abandonar tudo e resgatar suas paixões de infância: brincar, usar toda a sua imaginação e criatividade! De repente, seu “artista interior”, tanto tempo reprimido, disse adeus às negociações de contratos e mergulhou no universo das construções com LEGO®, recuperando uma de suas primeiras paixões.

Nathan Sawaya não escolheu esse meio por acaso. Sua história com LEGO® começou a ser traçada quando era apenas um menino, como acontece com muitos de nós. No entanto, ao contrário da maioria das pessoas, ele nunca deixou de lado os famosos blocos de montar! Ganhou seu primeiro kit peças LEGO® de presente de Natal quando tinha apenas cinco anos. Nessa época, ele já demonstrava ser uma criança muito criativa, e seus pais e avós estimularam-no a adotar como hobby a prática de construir usando as pequenas peças. Assim, Nathan passou a usar os blocos coloridos para criar uma série de casas, carros e animais, cada um mais original que o outro. Alguns anos se passaram e Nathan continuou a cultivar o prazer de brincar com as pequenas peças. Foi então que se propôs a construir uma cidade inteira, que abrangia uma área de mais de 10m²! Quando fez dez anos, e seus pais não lhe permitiram ter um animal de estimação, decidiu que teria um de qualquer jeito, à sua maneira: construiu um cachorro em tamanho real usando as peças LEGO®. Foi então que se deu conta de que os pequenos blocos poderiam ser usados para montar qualquer coisa que desejasse, e que não precisava limitar-se aos modelos apresentados nas caixas do brinquedo. Depois de trocar a mesa de trabalho do escritório de advocacia pelo chão de seu estúdio, no início dos anos 2000, Nathan Sawaya libertou sua criança interior e sua natureza artística, que, no seu caso, estavam intrinsecamente ligados. Essa atitude abriu caminho para um intenso processo criativo, pautado por experiências e práticas lúdicas que, para muitos, representam uma revolução no mundo da arte.

Horário de Funcionamento/Visitação: 
Aberto de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h00 às 17h00 Bilheteria até 17h00

Ingressos à venda no local a partir do dia 7 de Novembro ou http://expo-theartofthebrick.com.br/comprar-ingressos/
Inteira: R$ 20,00 
Meia: R$ 10,00 
(mediante apresentação de carteirinha)

MHN — Museu Histórico Nacional — Praça Marechal Âncora, s/nº
De 17 de novembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017

http://www.expo-theartofthebrick.com.br/

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.