Por que eu gosto de reinventar a roda!

Guilherme Diego
2 min readDec 12, 2015

Uma das coisas que ouço constantemente é:

"Guilherme por que você quer tanto inventar algo que ja ta pronto?".

Eu sinceramente fico chocado... Qual o problema de eu recriar o AngularJS, jQuery ou qualquer framework ou lib legal que uso constantemente?

"O problema é que já ta pronto Guilherme, você fica perdendo seu tempo atoa!" - PESSOAS, inocentes

Eu nunca perdi tempo na minha vida! Alias, eu acho que se fosse um personagem animado com toda a certeza eu seria o Flash... A necessidade de sempre ir mais rápido, sempre conseguir fazer mais, saber mais e tentar ajudar o máximo de pessoas que conseguir! Quando "reinvento a roda" eu não estou perdendo tempo, e sim ganhando....

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." - EINSTEIN, Albert

Eu não reivento a roda por que acho que vai ficar melhor, eu reivento por que quero saber como ela funciona, como ela possivelmente foi feita, conhecer cada ponto forte e fraco e consequentemente evoluir meu jeito de pensar e de tratar aquela "roda". E ficamos assim enquanto você sabe usar a roda, sem saber ao menos o potencial dela, eu sei usá-la, fazê-la e sei até onde ela vai, assim, consigo visualizar possiveis futuros erros e concertá-los de maneiras eficientes e bem estruturadas.

"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." - LINCOLN, Abraham

Eu traduzo essa frase em :

"Todo mundo sabe programar em JavaScript, mas se quiser à prova que o cara manja mesmo, dê-lhe AngularJS"

Se você sabe como o Angular funciona ou ja viu seu código, você sabe que tem uma grande responsabilidade em fazer códigos claros, simples e diretos devido ao jeito que ele trata algumas coisas. Como sei disso? Ja tentei fazer um AngularJS (hoje vendo o código sei exatamente onde falhei!)

Moral da história? Use coisas prontas, Open Source <3 esta ai para isso! Economizar tempo, amplificar ganhos e agilizar a codificação... Porem não seja tolo e fique apenas com a palavra Open se contentando meramente em usar, amplie seu conhecimento e desbrave a palavra Source, e tenha um conhecimento TOTAL e nunca PARCIAL

E vocês, ja tentaram reinventar alguma roda? :D

--

--

Guilherme Diego

Software Enginner, Food/Tecnology ❤, I code during the day, fighting the bad guys during the night. Remeber, you’ll never see me in the same place as Batman