Nostalgia

Guilherme Fernandes
2 min readNov 3, 2017

--

A nostalgia é um sentimento peculiar. Em uma rápida pesquisa na rede mundial de computadores é possível obter os seguintes resultados quanto ao significado etimológico da palavra:

nostalgia

  1. saudades de algo, de um estado, de uma forma de existência que se deixou de ter; desejo de voltar ao passado.
  2. estado melancólico devido a aspirações, desejos nunca realizados.

etc.

O termo vem do grego νόστος (nóstos — “reencontro”) e ἄλγος (álgos — “dor, sofrimento”)

O peculiar da nostalgia é que ela está profundamente ligada com a capacidade poderosa que temos de idealizar as coisas da vida.

Um exemplo.

Como adultos, a época mais nostálgica de nossas vidas é a infância. Aquele período doce de inocência, simplicidade e livre de grandes responsabilidades. Enxergamos essa época de nossas vidas de maneira romântica, um período mágico onde a maior preocupação era aproveitar o máximo do dia com coisas frívolas como ver tv, brincar, jogar video-game e comer a maior quantidade de doces e outras porcarias do gênero.

A infância é sim maravilhosa, assim como todas as outras fases da vida.

O problema da nostalgia é que romantizamos algo que já se foi e não consideramos os outros aspectos desse período da vida, como no caso a infância. Decidimos nos esquecer da falta de independência, de voz ativa, de experiência, de liberdade e de poder de escolha que vivenciamos nessa época.

Seria a nostalgia um tipo de memória seletiva?

Outro exemplo clássico que fazem os corações nostálgicos flutuarem em dúvida e melancolia é quando falamos de relacionamentos amorosos. Várias vezes lembramos daquela pessoa que foi protagonista de momentos inesquecíveis em nossa vida, e que hoje em dia não significa mais nada. E é nesse ponto que a nostalgia pode ser perigosa. Pode te influenciar em insistir no erro.

Se a idealização é a parceira da nostalgia, ela também não deixa de ser perigosa. É responsável por criar pessoas e situações sem falhas em nossa imaginação.

A idealização nos faz ter medo do erro e do risco.

É difícil e quase impossível fugir dos sentimentos nostálgicos, seria inútil e evitá-los e estúpido segui-los.

Sinta, mas vá em frente.

--

--