Resiliência

22 horas da noite de quinta-feira. Sinto como se meu espírito tivesse sido quebrado. Incrível como tudo de bom, tudo que você tem trabalhado pra conseguir pode ser reduzido a um nada em tão pouco tempo. Algo que você levou os últimos meses trabalhando se reduz ao receio, ao medo de não dar certo, à falha em questão de segundos, minutos ou mesmo horas.

(…)

Você pára e começa a se questionar. Questiona suas chances, se você é capaz. Começa a escutar os outros dizendo que você não consegue, que você não é bom o suficiente, que você não merece. Começa a ecoar no seu subconsciente os dizeres “você não é capaz”. Esse é o momento da sua vida. O que vem a seguir vai ditar o seu futuro, escolha bem suas palavras.

(…)

Eu lembro de uma música antigaça do Eminem, “Till I Collapse”. O dueto com o falecido Nate Dogg dá o tom daquilo que foi (e é) toda a obra do rapper: determinação para atingir seus objetivos, teimosia, orgulho e resiliência.

Cause sometimes you just feel tired, feel weak
And when you feel weak, you feel like you wanna just give up
But you gotta search within you
And gotta find that inner strength
And just pull that shit out of you
And get that motivation to not give up
And not be a quitter, no matter how bad you wanna just fall flat on your face, and collapse

Sabe, eu escuto essa música deve fazer uma década e eu acho que nunca tinha refletido sobre o que ela tem a dizer. Nunca tinha me feito tanto sentido. A importância de você ter o foco nos seus objetivos, você não baixar a cabeça pra outras pessoas que não têm nada a te oferecer de positivo e, principalmente, saber absorver, entender uma derrota. Para conseguir se destacar, conseguir alcançar seus objetivos, concretizar seus planos, seus sonhos é preciso resiliência.

Resiliência: É a capacidade de lidar com situações adversas e superá-las.

Sabe, eu ainda não sei bem o que fazer da vida. Essa questão atormenta meu sono desde a adolescência: “o que vou fazer quando crescer?” Os anos estão passando e a dúvida continua. Felizmente, apesar de não ter a resposta, tenho várias reflexões sobre o tema vindas dos neurônios queimados de tanto matutar sobre isso. É preciso paciência. A resposta não vai vir porque você quer, porque você precisa. Ninguém vai te dar isso, ninguém se importa. God is dead. And we killed him.

Mesmo sendo um clichê (eu odeio clichês), alguns dos seres humanos mais bem sucedidos da história da civilização só chegaram lá depois de muitas décadas rastejando pelo planeta. 3, 4, 5 décadas de existência antes de encontrar algo que os fez enxergar o além. A chance de não acontecer contigo aos 15, aos 20 ou aos 25, estatisticamente falando é alta. Tenha paciência e continue tentando. Como eu mencionei em outro texto, enquanto sonhando e tendo esperança por um Amanhã melhor, estamos exercendo a dádiva da existência. A dádiva de Ser e aspirar por algo melhor. É disso que se trata a vida? Não sei, talvez. Quem sabe a gente não muda de opinião amanhã?

Like what you read? Give Guilherme Amutti a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.