Reforma da Previdência,prova de vida e Inteligência Artificial

Image for post
Image for post

Acho que ideologia não deveria sobrepor-se a argumentos baseados em dados e fatos. Só acho mas aceito quem pense diferentemente.

Este artigo não tem viés ideológico.

Eu até entendo que algumas pessoas possam ter problemas com partes do texto da Reforma da Previdência recém aprovada na CCJ da Câmara dos Deputados. Não entendo,porém que interesses corporativistas possam estar acima das grandes questões do Brasil .

Definitivamente, não entendo quem ache que não precisamos fazer uma reforma no atual sistema. Temos deficit e o deficit é crescente mas alguns podem até pensar que este é um problema do Governo, como se existisse essa alternativa.

Não existe dinheiro do Governo. O que existe é dinheiro de contribuintes, sejam na pessoa física, seja na jurídica .

Podemos e devemos diminuir a presença do Estado em muitas áreas. Devemos privatizar . Devemos conceder direitos exploratórios a iniciativa privada. Devemos derrubar monopólios. Podemos vender imóveis da União.

Não podemos mais aumentar impostos.

Devemos parar de negligenciar saúde,educação e infra-estrutura.

O sistema é injusto e a injustiça também aumenta com o passar do tempo.

Se você pesquisa um pouquinho, vai descobrir alguns fatos interessantes . Disse F-A-T-O-S:

  1. A taxa de fecundidade do Brasil caiu de 1980 de mais de 4 filhos por família para 1,8 em 2010 ( mesma projeção para 2020 ) .
  2. A sobrevida de uma pessoa de 65 anos em 1980 era de 12 anos . Em 2010 fica na faixa de 18 .
  3. O brasileiro se aposenta muito cedo ( idade ) e com pouco tempo mínimo de contribuição, comparativamente a outros países com perfil populacional igual ao do Brasil.

Nascem menos crianças que serão trabalhadores e que sustentam mais idosos e por mais tempo.

Contra fatos não há argumentos. Essa distorção precisa ser corrigida. Não é questão de ideologia . É questão de matemática.

É injusto por várias razões. Algumas categorias aposentam-se com salários integrais depois de um tempo de contribuição menor do que outras. Empregados de empresas privadas tem um teto de R$ 5,8 mil, por exemplo.

Junto com a Reforma, existe uma intenção de implantar mais tecnologia para diminuição de fraudes . Isso mesmo, tem fraude . Cerca de R$ 10 BILHÕES por ano.

Sempre me incomodou essa história de Prova de Vida ou Fé de Vida .

Obrigar um idoso ou jovem ( pensionista ou aposentado ) a cada ano , ter que se apresentar numa agência bancária, num posto do INSS ou no seu provedor de benefícios para provar que está vivo sempre me pareceu surreal .

Ora, se todos que morrem precisam de um atestado de óbito, por que não os provedores não se comunicam com os cartórios e fazem aquele check básico?

Claro, os cartórios não estão todos digitalizados nem conectados à Receita. Estima-se que somente cerca de 15 % esteja.

Bem, mas isso é outro papo, visitas a cartórios para reconhecimento de firma é algo surreal. Dá vontade de resolver essa loucura também. Fica pra outro momento.

Dizem que a Prova de Vida é para evitar fraudes … Quer dizer , para evitar fraudes de digamos, 10 % fazemos com que quase 90 % tenha que provar que está vivo. Pessoalmente. Aqueles que não podem se locomover ou estão no exterior tem um processo difícil para conseguir provar .Non-sense.

Tirando o estorvo para a população de idosos , imaginem o custo das redes de provedores para receber esse contingente de pessoas . A integração de sistemas entre provedores e INSS. As penalidades nos reais casos de fraude.

O Ministro Paulo Guedes disse que o Governo vai investir em digitalização.

O Ministro Astronauta Marcos Pontes já começou a falar em GovTechs.

Desde 2012, os segurados do INSS devem comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo. O procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético .

Dos mais de 34 milhões de beneficiários, em dezembro de 2018, apenas 132 mil ainda não haviam comparecido aos bancos pagadores há mais de doze meses da última comprovação para realizar o procedimento.

Vejam, são 34 milhões ! Só do INSS ! A cada ano !

Estamos trabalhando numa solução, usando Inteligência Artificial para resolver esse problema. Não posso dar detalhes mas é tecnicamente viável e de implantação não muito difícil .

Vai beneficiar todos os envolvidos : clientes, Governo e provedores como bancos,por exemplo.

Visceralmente, tenho trabalhado somente para resolver problemas de empresas privadas mas, simplesmente não posso deixar de pensar sobre um problema que o Governo está envolvido, mas vai beneficiar mais de 30 milhões de pessoas a cada ano.

Além disso , apresentar uma solução.

Obrigado pela leitura.

Um abraço,

Guilherme.

guilherme@guilhermebarreira.com.br

Written by

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store