Veja Icaro

Eu não tinha lido nada a respeito. Só fui informado porque pedalo (mal para caramba) e o filme começa com a história da prova de bike mais foda do mundo para amadores, o Haute Route (https://www.hauteroute.org).
Comecei a ver Ícaro sem saber onde o filme daria. Assim como fez o diretor. Que tenta contar uma história, mas puxa um fio que mostra algo muito maior.
Dificilmente você verá um documentário que pareça tanto uma ficção. Cenas inteiras dão a nítida impressão de que aquilo não pode ser verdade.
Como me chamou atenção o grande repórter Gustavo Zupak, a cena da mostra de provas para a WADA é impressionante, assim como as conversas por Skype.
Obviamente falta aprofundar em outras questões que o documentário aborda, mas que seria impossível ter a mesma qualidade de informação e captação, como o caso Lance Armstrong e a certeza de que todos do esporte estão na mesma vala.
Mas não deixa de ser incrível. Como bem me disse o amigo e grande incentivador dos “esportes olímpicos”, Fernando Nardini, vale ver de novo para ter certeza de que não é ficção.
Veja Ícaro. O quanto antes.