Build the Back to the Future Delorean — parte 1

Guilherme Gaspar
5 min readApr 1, 2019

Março de 2019 — edições 1 a 4

Essa coleção será composta por 130 edições semanais. Isso significa que eu, como assinante, receberei 4 edições por mês. Devo fazer o mesmo com meus outros projetos em andamento: Construa seu R2-D2 e Construa o temido Dodge Charger R/T, o carro de Fast & Furious (olha esse título lol). A do R2-D2 eu devo receber o terceiro envio nessa semana. Já do Dodge Charger eu devo começar essa semana.

Postarei textos mensalmente contando o andamento do trabalho. O plano é dar um passo a passo detalhado da construção do modelo, destacando erros, problemas ou modificações e customizações. Minha ideia inicial é deixar o Delorean com cara de usado, como se tivesse passado por uma chuva e ficasse exposto à poeira. Sei que não é lá muito fiel ao que se vê no filme, mas é assim que gosto de fazer meus modelos. Acho que o visual fica mais interessante e é justamente a etapa do trabalho que mais me diverte.

#1

Peças incluídas com o número 1 da coleção.

Montagem da traseira e de um dos faróis traseiros. Achei que o pára-choque (peça 1-A) e o pára-lamas (parte inferior da peça 1-B) têm muita cara de plástico e apliquei verniz ultra fosco pra diminuir essa aparência.

#2

Peças incluídas com o número 2 da coleção.

Montagem de parte da lateral dianteira esquerda e do farol traseiro faltante. A peça menor do friso lateral ficou um pouco salta, sem estar totalmente rente à lataria. Para resolver o problema, cortei parte da ponta do encaixe localizado mais próximo do espaço para a roda. Também apliquei verniz ultra fosco nas duas peças do friso.

A montagem do farol foi tranquila como no #1. Verniz ultra fosco foi aplicado na peça ao redor da placa e nas grades dos dois faróis.

Decidi que aplicarei um pouco de weathering em todo o modelo. Comecei com a traseira, aplicando um wash marrom (Agrax Earthshade) nas seguintes peças para dar uma ideia de um carro que foi usado, pegou algumas chuvas, etc.: placa, peça ao redor da placa, faróis, pára-choque e a parte inferior da lataria.

Traseira montada com o verniz fosco aplicado.
Traseira com weathering.
Detalhe do weathering na placa.

#3

Montagem de um jogo de pneu e roda. Tão direto que dá pra montar em uns 2 minutos. Apliquei um pouco de Agrax Earthshade na roda para weathering.

Pneu e roda montados com weathering aplicado na calota.

#4

A edição mais desafiadora dessa primeira entrega. Traz a montagem do reator e do Mr. Fusion. Os outros diários de construção que encontrei pela internet alertavam para a dificuldade de se encaixar as duas molas que vieram com esse número. Curiosamente, achei bem tranquilo esse passo. Usei uma pinça nesse passo, o que facilitou muito o trabalho. Por outro lado, tive muita dificuldade em aparafusar a trava da câmara do Mr. Fusion.

É importante destacar que as instruções desse número estão erradas em dois momentos: aparafuse a peça 4D usando dois parafusos AP (e não os parafusos CP, que são pequenos demais); e ao aparafusar as molas, use dois parafusos CP (os parafusos DP também são pequenos demais para essa tarefa).

Tive trabalho tirando os buracos para o encaixe dos parafusos no Mr. Fusion (peça 4M) e remover uma marca de molde na escotilha do Mr. Fusion. Veja abaixo:

Marca do molde ao redor de toda a escotilha.
A foto está desfocada, mas o excesso de plástico foi lixado e houve preenchimento com putty onde necessário.
A escotilha já com o primer (Tamiya Fine Surface Primer cinza) aplicado;

Usei Mr. Putty para resolver o problema dos buracos no Mr. Fusion. Não ficou perfeito, mas bem mais satisfatório do que o original. Pintei com Tamiya White XF-2 e usei Pledge para proteger a pintura. Veja alguns passos desse processo a seguir:

Mr .Fusion o putty já lixado e pronto para ser pintado. Usei Maskol para proteger a peça transparente (o ponto roxo na imagem).
Mr. Fusion com os buracos preenchidos e pintado com Tamiya XF-2. É possível enxergar uma sombra de onde estavam os buracos e uma imperfeição de putty, mas achei o resultado final ok.

A tampa também foi pintada com essa cor Tamiya, mas antes, em uma primeira camada de tinta, apliquei Tamiya Black XF-1 para servir como pre-shading, deixando a pintura mais interessante e já funcionando como um primeiro estágio de weathering. Depois, protegi a pintura com Pledge.

A escotilha com o pre-shading. O efeito ficou sutil e ainda assim perceptível.

O Mr. Fusion, a câmara que fica abaixo dele e o reator também foram customizados para dar uma aparência de uso. Nas peças pretas, foi feito um dry brushing de Mechanicus Standard Gray para tornar mais visível a ideia de sujeira passada por um pouco de Agrax Earthshade. Também fiz um pouco de dry brushing com Ironbreaker. Junto com o Mechanicus Standard Gray, obtive um aspecto de desgaste e uso nessas peças.

Reator com weathering.
Mr. Fusion com weathering.

No Mr. Fusion esbocei um pouco de sujeita de chuva escorrendo pelo aparelho. Ainda terei os decalques para aplicar, portanto esse passo funcionou mais como um esboço preliminar.

Número total de peças: 39

Número total de peças customizadas: 25

Número total de parafusos usados: 19

Número total de stickers: 2

Número total de molas: 2

--

--

Guilherme Gaspar

Modelista iniciante. A ideia é postar o passo a passo dos projetos que tenho em andamento.