Facebook para B2B: algumas dicas para utilizar sua fanpage empresarial

Já faz um tempo que o Facebook se estabeleceu como a principal rede social do mundo. Contando com mais de 1,5 bilhão de usuários(mais de 1/7 da população mundial), a rede, um verdadeiro fenômeno virtual e comunicacional, se posta hoje como um antro de informação, conteúdo e publicidade.

Contudo, ela não se reserva apenas a pessoas físicas. São muitas as marcas que possuem uma fanpage empresarial na rede, o que além de as aproximar do seu cliente, traz a elas um feedback importantíssimo sobre o desempenho das campanhas construídas e o resultado atingido por estas. Se você quiser saber como tirar proveito disso, continue lendo!

Principais Termos

Antes de enveredar pela versátil ferramenta publicitária que é o Facebook, é fundamental ter contato com algumas nomenclaturas que pertencem a esse universo. São elas:

  • Facebook Ads: principal ferramenta de anúncios online do Facebook. Através das informações fornecidas pela rede social, é possível criar anúncios segmentados visando um determinado tipo de público-alvo, o que torna a estratégia de marketing mais eficaz e os resultados mais consistentes.
  • Click Through Rate (CTR): é uma das métricas mais utilizadas no marketing digital. Consiste em dividir o número de cliques sobre um link pelo número de vezes que ele é exibido.
  • ROAS (Return over Ad Spend): responsável por medir a efetividade da campanha de marketing. Faz a relação entre cada dólar gasto na campanha e o lucro obtido com esse investimento.
  • Funil de vendas: teoria que divide a fase de captação de um cliente em quatro estágios. Trabalha com a conversão de um visitante em um cliente fidelizado.

A importância de uma fanpage empresarial

Coloque-se no lugar do seu cliente ou parceiro de negócios e depois reflita: hoje, dispondo de tantas tecnologias facilitadoras de comunicação, qual seria umas das melhores formas de aprimorar o diálogo entre estas partes distintas? Isso mesmo: criando uma página no Facebook. Como já dito anteriormente, a rede social apresenta uma quantidade colossal de usuários, que na sua maioria são potenciais consumidores.

Através de um perfil na rede, abre-se a possibilidade de obter dados e métricas referentes à performance das campanhas de marketing realizadas pela sua empresa, o que serve de subsídio a outras campanhas futuras para determinar qual será seu posicionamento de mercado. No fim das contas, é um combo positivíssimo: saber como o cliente reage e ainda ter acesso a estatísticas cruciais.

Papel do Marketing Digital no modelo B2B

Existem duas formas de negociação: entre um indivíduo e uma empresa(Business-to-Customer) e entre duas empresas, sem a presença de pessoa física. O nome deste último modelo é B2B(Business-to-Business), segmento no qual o marketing digital também pode atuar, propiciando aos empreendedores a possibilidade de construírem campanhas eficazes embasadas em gerar resultados. Um dos pontos primordiais desse modelo é a capacidade de gerar leads(qualificação de um contato) e alavancar as vendas, fenômeno extremamente positivo para a empresa, impulsionando seu desempenho.

Algumas dicas para utilizar sua fanpage empresarial

Apesar de não tão simples, utilizar a página da sua empresa de maneira correta pode gerar ótimos frutos. Aqui vão alguns toques:

  • Entenda a sua audiência: faz tempo que o cliente deixou de ser um mero receptor de informação. Atualmente, ele também é emissor, e assume uma postura ativa, não mais passiva. Por isso, busque sempre compreender as vontades, necessidade e desejos do seu target.
  • Crie conteúdo que prenda a atenção: para transformar um visitante em um lead, não vá com sede ao pote. Pense estratégias, viabilize táticas e faça o indivíduo sentir-se interessado no conteúdo compartilhado.
  • Use e abuse dos insights: informações valiosas, úteis e o gratuitas. Esses são os insights do Facebook. Utilize-os sem piedade. Reunir essas informações e montar um relatório sobre quais são os horários de maior audiência ajuda muito a arquitetar uma campanha realmente efetiva.
  • Peneire seu público alvo: de nada adianta criar um conteúdo irretocável se ele não chega àqueles que são mais propensos a se interessar por ele. Especifique o perfil mais vantajoso e invista em estratégias que chamem a atenção do seu alvo.

Pode parece difícil, mas a prática leva à perfeição. Analisando cuidadosamente os dados, sua campanha pode ser um sucesso! Até a próxima!