5 lições para a vida extraídas de uma trilha/escalada

Quem me conhece sabe da minha paixão por esportes, desde criança. Seja o futsal/futebol dos primeiros anos de vida até os 11/12 anos de idade, o tênis daí pra frente ou ainda as incontáveis modalidades que pratiquei/pratico periodicamente. Em resumo, nunca passei um ano da vida sem experimentar alguma modalidade nova ou praticar alguma constantemente.

No último final de semana resolvi encarar mais uma trilha/escalada na região de Curitiba-PR, mais precisamente no Parque Estadual Pico do Marumbi. O Parque é uma unidade de conservação que é formada por diversos atrativos para quem gosta de estar em contato com a natureza. O meu objetivo era o Pico Marumbi, que na verdade é o conjunto Marumbi:

Cada letra é um “pico”, que podem ser alcançados pelas trilhas.

Pois bem, esse mapa fica exatamente na entrada das trilhas. Vejamos as lições (para a vida) que uma aventura dessa pode nos trazer.

1. PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL

Qualquer desafio assumido (desde que ele não seja pequeno e fácil) exige planejamento. Para a trilha não foi diferente. Foram dias de pesquisa prévia sobre o local e condições das trilhas, preparação de materiais (vestuário adequado, equipamentos de segurança, etc), planejamento de horários e outros (checar previsão do tempo, mapa de acesso ao local, etc).

Durante a trilha pude notar pessoas que lá estavam e claramente falharam nesse aspecto. Desde coisas mais simples, tal como o caso de uma pessoa que desistiu na metade do caminho pois não tinha mais suprimentos (nem o básico, que no caso era a água) até outras que não possuíam o condicionamento físico para seguir adiante.

E assim acontece nos nossos objetivos diários. Caso não haja um planejamento básico, é muito provável que iremos falhar e/ou não conseguir realizar o que almejamos com efetividade (considerando tempo, recursos, custo, etc).

Portanto, planejar e refletir sobre o objetivo é fundamental.

2. SEJA REALISTA

Ser realista é diferente de não ser ambicioso (no sentido bom da palavra). De nada adianta traçar objetivos mirabolantes se os mesmos estão totalmente fora do alcance ou em total desacordo com as atividades planejadas.

No Marumbi é possível escolher entre trilhas moderadas ou bem mais intensas, com percursos variando entre 5 e 10–12 horas. Da mesma forma, pode-se chegar nos “picos” mais baixos (aproximadamente 1200 metros) ou mais altos (acima de 1500 metros).

Essa é uma hora de reflexão: mirar o alvo certo de acordo com as suas capacidades.

De nada adianta decidir na empolgação e ter que desistir no meio do caminho. Algumas vezes é possível adaptar, mas nem sempre. Portanto, seja sempre realista e assuma desafios (motivadores) mas que sejam realistas.

3. NÃO DESISTA

Depois de 3 horas de subida intensa, todos os sentimentos (bons e ruins) passam pela cabeça. E vai dar vontade de desistir.

Nessas horas, desvie seu foco para todas as coisas boas que estão por vir e pare/respire/reflita sempre que necessário.

4. APROVEITE A JORNADA

Alcançar qualquer objetivo é algo muito prazeroso. Chegar ao pico que queríamos foi extremamente especial. A vista é incrível:

Mas assim como o prazer de chegar ao topo, a jornada até lá também deve ser prazerosa. Sempre que necessário, pare e aprecie a vista. Repare nos pequenos detalhes (vistas parciais, animais, plantas), respire fundo e siga adiante.

5. ABSORVA OS APRENDIZADOS

Venho fazendo trilhas há um bom tempo. E percebo que, apesar de a cada aventura encarar trilhas de maior dificuldade, consigo encarar elas com maior facilidade. Essa é a lição final: absorver os aprendizados.

Sempre haverão dificuldades e situações não tão boas. Mas todas elas nos oferecem um aprendizado e uma possibilidade de crescimento. Basta “setarmos” a nossa visão de forma positiva e estamos abertos para absorver.

A cada “trilha” nosso corpo estará mais preparado, nossos equipamentos mais bem direcionados e aproveitaremos mais a jornada.

Por fim, leve esses aprendizados para outras situações e faça analogias (como a deste texto). Com toda a certeza é uma ótima ferramente para nos preparar para encarar desafios e superar de forma mais rápida e proveitosa.


Guilherme Luis Gutjahr

Written by

Empreendedor, economista e advogado. Fascinado por negócios, viagens, esportes e construir sonhos conjuntos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade