
Organizando a vida com o Trello
Sempre procurei uma solução para me auxiliar na organização da minha vida, o meu dia a dia. Tentei algumas ferramentas sem muito sucesso, Até que experimentei o Trello e curti.
O Trello é um aplicativo para o gerenciamento de processos e equipes inspirado no kanban, e ele possuí a maioria das ferramentas coisas que eu buscava:
- Criar tarefas separadamente — os cards
- Poder agrupar as tarefas em determinados estados — as colunas
- Adicionar uma descrição mais detalhada
- Inserir comentários e checklists
- Adicionar data
- Anexar arquivos
Mas o que são tarefas?
Eu defino como tarefas “coisas a fazer” , como por exemplo um checkup, crio uma tarefa para isso, e nela crio um checklist com o que farei: agendamento com o médico, exames etc.
Mas Para mim a grande sacada são as colunas:

As Colunas
Não foi de primeira, tentei muitas opções, estilos, ordens, quantidades, até chegar na que uso hoje e me atende muito bem:
Insights (intuição)
Essa coluna veio para substituir as anotações espalhadas por ai, insiro tudo que me vem a cabeça, ideias, coisas que vi e quero saber mais depois, links, etc. O que coloco aqui não necessariamente eu irei fazer, está aqui para ver depois e decidir.
Backlog (vou fazer)
A backlog é muito parecida com a insight, a diferença é que o que entra nessa coluna eu sei que irei fazer, coisas como: checkup, trocar de carro, pintar a casa, comprar uma bateria nova para o notebook (por que a atual já estragou).
Até agora vimos as colunas que considero acumuladoras, os cards vão entrando e em um momento que não sei quando vou olhar. as próximas possuem tarefas que estão “se movimentando”.
To do (para fazer)
Em um determinado momento eu paro e olho as duas colunas anteriores, vejo a insight o que são coisas são coisas que quero mesmo sentido, puxo para a backlog, e o que não fizer apenas descarto da lista. Então olho para a coluna de backlog e escolho as tarefas ao qual irei me dedicar, essas tarefas puxo para esta coluna de ‘to do’.
Mas as vezes na nossa vida surgem coisas que não tem como deixar para depois, apenas fazer — Resolver um problema com a empresa de internet por exemplo — esta é uma tarefa, vou ter que fazer ela o quanto antes, então já coloco nesta coluna. Costumo sempre ordenar de cima para baixo o que pretendo pegar primeiro. Quando consigo fazer tudo, volto para a etapa de olhar a coluna de insight e backlog.
Eu evito ficar puxando cards do backlog para o ‘to do’ o tempo todo, pois isso causa uma sensação de nunca concluir as coisas. Então considero esta coluna como um objetivo, concluir ela, então ai sim reservar um momento para olhar o que aguarda e priorizar, começando um novo ciclo.
Doing (fazendo)
Definido o que quero focar em fazer, agora é só começar a fazer, puxo para essa coluna o que estou realmente dedicando atenção nesse momento. Pode acontecer de ter mais de uma tarefa sendo feita ao mesmo tempo. Pode ter iniciado uma tarefa que seja procurar um serviço, mas só pode ser feito em horário comercial, acabou o dia, deixa a tarefa ali aguardando o outro dia, e puxa outra para fazer a noite, cansou da tarefa — pode acontecer — pega outra.
Waiting (aguardando)
Tem situações que uma tarefa sai de nossas mãos, e é nesse momento que a tarefa pula para waiting. Um exemplo é uma compra feita pela internet, você comprou, tem que aguardar chegar, enquanto aguarda deixa a tarefa em waiting, chegando você puxa ela de volta para doing — caso precise ser feita algo ainda — ou move para a próxima coluna.
Done (finalizadas)
Quando terminei o que fazer a tarefa, movo ela para done. Parece meio desnecessário, mas eu gosto para acompanhar o quanto de coisa eu faço, que não estou parado, e sempre em movimento. Depois de um tempo eu costumo arquivar tudo que tem nela, geralmente no inicio do ano, para começar uma nova fase.
O mais difícil do método é usar ele, lembrar de acessar o board, mover as tarefas, anotar as coisas, etc. Eu para isso coloquei um post-it no meu computador com um lembrete, então todo dia pela manhã ao sentar no computador, eu via aquele post-it o que me lembrava de acessar o Trello. Hoje já faz parte estar sempre acessando ele, geralmente para colocar algo em insights, ou atualizar com informações que precisarei para depois de uma tarefa que estou fazendo.
O Trello e possível de usar no computador pelo navegador, smartphones Android e iOS, então dá para acessar e atualizar o board quando as coisas acontecem, evitando esquecer de atualizar as coisas.
Se está procurando um sistema para organizar as coisas, experimente esse que apresentei, adapte para as suas necessidades, e principalmente acompanhe o quanto de coisas você faz no sei dia a dia.
Abraços.
Mar, G.