Sintomas do câncer de Mama

O câncer também é conhecido como neoplasia, é uma doença que tem como característica o desenvolvimento descontrolado de células, e possuem uma capacidade de multiplicar-se. As células normalmente se desenvolvem de forma agressiva, ordenando assim a formação de tumores malignos, caso o paciente não entre em tratamento, é capaz que o câncer se espalhe por outras partes do corpo.

O câncer de mama, é afetado diretamente as glândulas mamarias, glândulas formadas por lobos. Geralmente, é um tumor maligno que acontece com mulheres, se não tratado ou descoberto com antecedência, pode levar ao óbito. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o tumor que mais leva a morte das brasileiras.

É importante que todas as mulheres realizem um autoexame ou até mesmo irem a uma clínica realizar todos os anos exames de mamografia para a prevenção. Um dos sintomas mais comuns, é o aparecimento de caroços. Podem ser indolores e densos, estes têm chances maiores de serem malignos. Inchaço ao redor do seio, irritação, aparecimento de covas, secreção (semelhante ao pus), caroço perto das axilas.

Conheça o Doutor Guilherme Novita, médico mastologista, com Mestrado em Ginecologia pela FMUSP. Trata mulheres com câncer através da Rede Pública de Saúde.