E-COMMERCE MUSICAL BRASILEIRO — OS NOVOS MEIOS DE SE COMPRAR MÚSICA

Você já parou para se perguntar como as pessoas compram música hoje em dia?

Desde que os antigos discos de goma-laca de 78 rotações — RPM foram inventados em 1890, depois sendo substituídos pelo vinil, fita cassete e consequentemente CDs, as pessoas compram música através destes produtos. Mas como as pessoas compram música no século XXI ? Os CD’s se tornaram obsoletos e as pessoas hoje em dia consomem apenas música digital? Essas e outras curiosidades serão apresentadas nesse artigo.

O Mp3 surgiu em 1992 na Alemanha, onde um grupo de especialistas em imagem e movimento conduzio um estudo chamado Eureka EU147 em cooperação com a universidade de Erlanger. O trabalho comandado pelo professor Karlheinz Brandenburg levou cerca de dez anos para descobrir um método no qual as frequências sonoras muito baixas, encobertas por outras altas demais, fossem eliminadas para a redução do tamanho do arquivo final. A música Tom’s Dinner, da cantora americana Suzanne Vega, tornou-se o arquivo digital para demonstração do novo decodificador de áudio.

Em 6 de novembro de 1992, o mundo veio a conhecer as técnicas de codificação do grupo MPEG, que permitiria a união de indústrias distintas como computação, telecomunicações e entretenimento compartilharem vídeo e áudio.
 Depois disso, a ideia de fundir a música digital e internet vem de dois sujeitos, Jeff Patterson e Rob Lord. O último, ex-gerente de loja de CD’s, estudava Ciência da Computação e tinha David Huffman, um dos autores da teoria da compressão destrutiva, como professor. Patterson era músico e queria expandir o som de seu grupo musical a pela rede mundial de computadores. Lord encontra o Xing Player, um dos primeiros a tocar arquivos comprimidos, mas ainda anterior ao MP3, e se torna o propagador da difusão da música on-line. Seus e-mails continham o link para o Xing Player e os dizeres: “Música livre, a distribuição de música pela internet vai mudar tudo”.

Pois bem. Hoje em dia as pessoas podem baixar música ilegalmente e todos sabem disso. Mas e aquele consumidor que se preocupa em comprar suas musicas?

Ele tem duas opções de compras online: CD (ou até mesmo vinil) e aplicativos. Vamos então dividir em duas partes: as principais lojas virtuais que vendem CD’s e os principais aplicativos para compra de musicas:

Lojas Virtuais:

Americanas — Quando se fala de uma loja virtual que venda praticamente tudo no Brasil, a maioria das pessoas automaticamente já associam com as Lojas Americanas. Com excelentes preços e variedades, a loja conta com uma vasta opção de todo tipo de CDs e DVDs, podendo ser comprados online, no formato B2C, com uma boa reputação no e-commerce para os clientes que desejarem uma compra segura e rápida.

Fnac — A FNAC é uma loja de entretenimento fundada na França em 1954, e nos últimos anos tem investido em expansão internacional. Chegou ao Brasil no ano 2000 e rapidamente se expandiu, tendo hoje em dia mais de 10 lojas em todo Brasil

Fye — A FYE (For your entertainment) é uma gigante loja de entretenimento dos EUA. Possui diversos tipos de CDs e DVDs e é muito forte na concorrência por música online, pois sua especialidade é justamente a parte de diversões e cultura, podendo ser mais fácil de encontrar coletâneas raras e CDs não tão populares no Brasil.

Aplicativos:
 Itunes — O Itunes hoje é um dos principais e mais rentáveis aplicativos para musica no celular. Compatível com produtos da Apple, tem uma grande variedade de musicas possíveis para compra.

Napster — O polêmico Napster criado em 1999. Chegou ao Brasil em 2001, em parceria com o portal Terra. A parte citada anteriormente neste trabalho refere-se ao Napster em seu começo, onde o programa possuía download ilegal, porém nos dias de hoje o Napster funciona

Spotify — O Spotify é um aplicativo que permite escutar músicas gratuitamente pela internet, pelo iPhone, ou até mesmo os computadores domésticos. Sua interface apresenta diversas interações: você pode clicar em álbuns de músicas e escuta-los, pode buscar músicas por artistas, gêneros musicais e álbuns. Ao acessar uma página de um artista, você pode colocar nos favoritos para ter um acesso mais rápido e fácil a ele.

Com isso, apresentamos a vocês diversas maneiras de se comprar musica pela internet, com muito conforto e comodidade, mostrando que os CDs não se tornaram obsoletos para os que amam colecionar e para os que desejam contribuir com o crescimento da indústria musical e cultura do Brasil.