A crise nas suas vendas não é culpa da Dilma

Artigo originalmente publicado no blog Café com Vendas

Todos os seus concorrentes faliram e só sobrou sua empresa no seu mercado? Não? Então a crise nas suas vendas não é culpa da Dilma!

Se seu concorrente ainda existe, isso é sinal de que alguém ainda compra dele. Existem clientes disponíveis por aí, e quando seu concorrente fecha uma nova venda isso significa que seu marketing e sua equipe de vendas não conseguiram atingir e converter aquele cliente. Então a culpa da crise nas suas vendas é da sua estratégia e não da Dilma.

A crise está aí para separar os meninos dos homens no mundo dos negócios. Se sua empresa sobreviver a ela, você vai “nadar de braçadas” quando o mercado se aquecer novamente. Você já saberá vender em tempos difíceis, portanto, vender com menos concorrentes e com clientes dispostos a comprar, será moleza.

Menos vendedores = menos oportunidades de vendas

Se pra cortar custos você está pensando em reduzir sua equipe comercial, este pode ser mais um passo em direção ao abismo. Pense muito bem antes de tomar esta decisão. Se com 10 vendedores sua empresa já não estava batendo a meta, porque com 5 conseguiria?

Este é um ótimo momento para ser mais estratégico e tomar decisões inteligentes. Se você ainda não tem números para avaliar as tomadas de decisões, comece a encontrá-los agora! É muito importante ter os KPIs (indicadores-chaves de performance) certos, para não cortar investimento em partes importantes para saúde de sua empresa, e o departamento de venda é fundamental, afinal, é ele que trás o dinheiro para a empresa.

Mantenha os bons vendedores e otimize a suas vendas. Toda a equipe deve trabalhar de forma ativa e ir atrás de novas oportunidades, pois o telefone não irá tocar. Torne suas ações de marketing e suas vendas mais eficientes. Corte custos nos desperdícios e não onde você pode ganhar. Descubra o que realmente dá certo e acabe com tudo aquilo que não trás retorno.

Lembre-se: papel do vendedor é criar oportunidades e transforma-las em vendas. A opção de participar da crise é sua, de que lado você está: dos que irão quebrar, ou dos que irão crescer?

Conhece alguém coloca a culpa de tudo na Dilma? Compartilhe este artigo com ele ;)
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.