Saber de futebol faz você vender mais

Artigo originalmente publicado no blog Café com Vendas

Aprenda como fazer follow up com seu cliente sem se tornar chato.

Sim, saber de futebol faz você vender mais, se você vende artigos esportivos ou seu melhor cliente é fanático pelo esporte. Se este não é seu caso, o que você precisa é ser expert nos assuntos que envolvem seu mercado e são de interesse de seus clientes.

Vendedor precisa de repertório, e pra isso é necessário ler muito, assistir vídeos, filmes, ouvir podcasts e conversar com outras pessoas. Mas fique atento no tipo de repertório que você vem construindo para você. É muito importante estar atualizado sobre o que acontece no seu mercado e sobre temas que seus clientes se interessam, faça isso e você terá muito o que conversar com o cliente e fazer com que ele se encante com seu atendimento.

Follow Up

Se você não conhece o termo follow up, talvez conheça pelo nome de “acompanhamento de proposta”. São os contatos feitos ao cliente após o ele receber a proposta até é o momento de conclusão da venda. Se você ainda não faz follow up, comece a fazer o quanto antes e rapidamente verá o diferença no resultado de suas vendas, afinal, se o cliente esquecer de você, ele também irá esquecer de comprar.

Muito vendedores não fazem follow up por receio de estar incomodando o cliente e se tornando um vendedor chato, e de fato isso pode acontecer se você fizer de forma errada. Alguns simplesmente ligam para o cliente e perguntam algo como “E aí, vai comprar?”, talvez em outras palavras, mas na base é apenas isso. Outros tentam ser menos diretos e puxam um papo “Oi fulano, tudo bem? Está frio hoje né? E aquela proposta, já decidiu?”, é uma abordagem bem melhor, mas ainda não é a mais eficaz.

É aí que entra a importância de ter um repertório e conhecer assuntos de interesse do cliente. Utilize seu repertório no follow up e aproveite para gerar valor pro seu cliente.

Exemplos

Se você vende móveis, leia revistas, sites e blogs especializados na área. Viu um produto que você vende ou que seja parecido na capa da revista, ou em uma matéria onde mostra ele na casa de alguém famoso? Envie um e-mail para os clientes que orçaram este produto dizendo que lembrou dele quando viu o produto, envie a foto no corpo de e-mail e o link para que ele também veja a matéria.

Se você é designer ou agência e propôs a um cliente um redesign de marca, entre em contato com ele falando sobre a nova marca do Instagram, envie por e-mail o link de um artigo que fala sobre o redesign, a estratégia por trás disso e a importância de se atualizar.

Depois de entregar valor para o cliente (lembre-se que valor e preço são coisas diferentes, valor você está entregando ao apresentar algo de interesse para ele) você pode disfarçar a pergunta“vai comprar?” como um complemente do assunto: “Eu disse que você tinha muito bom gosto e fez uma ótima escolha. Pronto para ter um móvel famoso em sua sala?”.

O follow up deve continuar até que o cliente conclua a compra, ou a negociação foi perdida, portanto você deve ter sempre novos assuntos para tratar com o cliente, nunca pare de aumentar seu repertório.

Resultado

Faça alguns follow ups utilizando esta técnica e deixe um comentário neste post contando como foi a experiência e como foi a reação do cliente.

Dica

O quanto seu cliente vende influencia no quanto ele compra de você? Compartilhe o conteúdo do Café com Vendas com eles, use isso para manter contato, fazer follow up e ajudá-los a vender mais, e consequentemente comprarem mais de você.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.