Scrum Master: Agilidade x Velocidade

Agilidade x Velocidade

Velocidade: qualidade de veloz, movimento ou deslocamento rápido.

Agilidade: qualidade de ágil; ligeireza, presteza, leveza, desembaraço, vivacidade.

No mundo do desenvolvimento de software as empresas compram agilidade e esperam receber velocidade. E para dificultar ainda mais, criam times de coders com a ideia de que quanto mais código, mais solução em PROD. Esta é parte da solução, mas a maioria ainda não vê assim.

A quebra de paradigma é que feature teams consegue alcançar mais a máxima da arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado e tende a agregar mais valor de modo eficaz.

Um exemplo é a Nubank, focada mais em eficácia do que em eficiência, eles miram mais em gerar valor real (app simples) e menos na utilizar ao máxima dos “recursos”. E como tem lugar que nos chamam de recursos. =(

Tenho percebido em projetos nos quais participo é que as empresas querem entrega em PROD e querem velocidade nas entregas, porém esta combinação simplista mirando exclusivamente na estratégia da eficiência é dinheiro no ralo, ou melhor, é baixo aproveitamento do potencial que temos em explorar o que há de incrível em times ágeis, que é a criatividade e a habilidade de questionar. O resultado disso são projetos que resolvem problemas reais de forma simples e rápida. É isso que as empresas querem comprar.

Eu não diria que a solução está apenas no Feature Team + estratégia focada na eficácia, mas parece que isto é parte do próximo nível que o mercado irá chegar nos próximos anos.

As consultorias de ponta já implementam isso, mas ainda estamos melhorando em como mostrar isso para o mercado. Ainda não conseguimos ser eficazes totalmente em vender esta estratégia e quando conseguirmos o mercado irá adotar isso e então passaremos para o próximo nível que eu ainda não tenho clareza de qual seja.

E assim o mundo do desenvolvimento de software continuará influenciando o mercado em busca de mais eficácia e também eficiência, mas não primariamente (eficiência) como a maioria faz hoje.

Repare que as startups já implementam Agilidade com maestria, respondendo rápido às mudanças, mais do que se preocupando em ser eficiente.

Leia: Scrum Myth: Scrum projects are faster and cheaper