Sobre equilíbrio

Guilherme Renck
Aug 26, 2017 · 2 min read

Durante a última sessão com a minha terapeuta, soltei a seguinte frase sem a mínima intenção de criticar: cigarros ajudam fulana de tal a manter o equilíbrio. E, então, ela me lançou uma pergunta: hmmm, entendo… e o que te mantém no equilíbrio, Guilherme? Fiquei parado olhando pra ela e pensando na resposta. Na hora, disse algumas coisas, mas desde então venho pensando no assunto.

Acredito que a busca por autoconhecimento me equilibra, assim como entender-me como ser humano inacabado e em evolução mais ainda. Mas, essas são questões profundas e complexas e fico muito feliz em ver que não são somente estas que me mantém equilibrado, pois a simplicidade também o faz.

Estar sentado no chão da minha casa, ouvindo Kodaline, tomando uma taça de vinho, com uma máscara para o rosto na pele e envolto por uma manta quentinha me mantém no equilíbrio, assim como saber que, dormindo em cada quarto dessa casa, há pessoas que me amam incondicionalmente. Fazer as coisas de que tanto gosto me equilibra: ler e reler meus livros, assistir aos meus filmes favoritos, correr, meditar, comer, sair para ver os meus tão amados amigos ou simplesmente ficar em casa, de pijama de florzinha. O silêncio me equilibra.

Minha busca por espiritualidade me equilibra. Minha relação com Deus e seu tão divino Universo me equilibra. Saber que a vida não é 8 ou 80 me equilibra, assim como saber que existe uma linha tênue entre absolutamente tudo. Ter noção de que quase sempre tá tudo bem e, se não estiver, tudo bem, também, afinal de contas, esta longa caminhada de tantos mil anos não foi construída somente por momentos bons. Saber que absolutamente tudo passa me equilibra (e como!).

Mas, sobretudo, entender que o mais importante de tudo não é ser equilibrado, mas, sim, ser um bom equilibrista, pois o equilibrado está estável, sabe que nada vai acontecer, logo, esta pessoa não vive de verdade, seja lá o que isso for. O equilibrista sabe que está vivo e, apesar dos pesares, segue adiante, pois sabe que está absolutamente tudo bem.

)

Guilherme Renck

Professor, canceriano, escreve o que lê, vê e sente. Sente muito.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade