O motivo pelo qual você devia trocar sua senha mestra por uma senha LessPass

Eu me deparei algumas semanas atrás com essa extensão que me veio a calhar enquanto eu enfrentava uma situação um pouco chata: meu e-mail havia sido invadido e não importava como ou porquê, mas havia sido.


Ok… E agora? O primeiro pensamento que tive foi trocar imediatamente a senha, o problema era por qual — visto que eu não conseguiria pensar em uma senha para lembrar mais tarde. Eis que leio um artigo no Medium citando o LessPass, ele não era um sistema de autenticação dupla como o meu inseparável Authy mas me disponibilizava uma maneira fácil de gerar senhas como “Fdu5DwA6Eq3m” ou “PB3gvnWDpwk7” com a comodidade de não ter que memorizá-las depois.

Esta é o grande trufo do LessPass, ele não é um substituto do Lastpass que gerencia suas senhas mas é uma ferramenta que permite gerar um hash criptografado único para cada site, ou leia-se, uma senha dinâmica única para o site que você quer se cadastrar. A melhor parte disso é que você pode desbloquear esses hashs dinâmicos mais tarde usando uma senha mestre. A vantagem? Segurança e descentralização. Hoje em dia é comum encontrar na internet vazamento de grandes bancos de dados e nem mesmo uma Google da vida está 100% segura. Com o LessPass mesmo que vazem seus dados, o máximo que hackers vão encontrar será uma senha única sem qualquer maior valor daquele site. Trocar sua senha então será muito simples, visto que cada senha será própria do site e seria necessário invadir todos os lugares que você acessa para conseguir suas informações. Outra vantagem é que você mesmo pode hospedar seu servidor LessPass e armazenar suas senhas (tudo criptografado) da maneira como você quiser (estou olhando para você Raspberry Pi).

Interface do LessPass para Chrome

O LessPass (Para Chrome) possui uma interface relativamente simples:

  • Domínio
  • Usuário/Email
  • Senha

Essas são as informações necessárias para gerar sua senha única. No começo é um pouco estranho mas após alguns minutos é possível se acostumar e utiliza-lo incorporado às suas tarefas diárias com muita rapidez e conforto.

Essa interface é praticamente igual na sua versão para Android e permite você sincronizar suas senhas em múltiplos dispositivos.

Trocar suas senhas por senhas LessPass se torna altamente vantajoso quando você nota a complexidade e o cuidado que ele tem para gerar suas senhas. A camada extra de segurança acaba lhe deixando seguro e tranquilo para navegar pela internet.

Obviamente como já foi citado neste artigo, ele não é uma solução definitiva e nem dispensa aplicativos complementares como o Authy, Google Authenticator ou LastPass. Mas a combinação dele com estes se torna prática e te deixa no controle de novo de suas informações.

Agora chega de colocar letras de música, apelidos ou datas na sua senha de Facebook.