Começando com Ruby [Parte 01]
Preparando seu computador antes de mergulhar em código.
Provavelmente já existem inúmeros tutoriais como este pela web afora, mas acredito que textos nunca são demais. Principalmente quando é feito para passar conhecimento.
Esse tutorial irá abordar sistemas operacionais baseados em Unix, como Ubuntu e Mac OS X. Quem sabe faço um post somente dedicado a Windows outro dia.
Instalando Ruby com RVM
No Mac OS X a linguagem Ruby já está nativamente instalada e você pode começar a brincar o quanto antes. No entanto a maioria das distribuições Linux não trazem Ruby de forma nativa, o que eu até acho melhor.
Você pode verificar sua versão/instalação de Ruby com o seguinte comando em seu terminal.
ruby -v
#=> ruby 2.1.0p0 (2013-12-25 revision 44422) [x86_64-darwin12.0]
Tendo ou não Ruby instalado nativamente, a melhor alternativa é ter um versionador como RVM para te ajudar com tarefas chatas como instalação, compilação e atualizações. Afinal o RVM foi feito justamente para isso, te ajudar com a instalação e gerenciamento de múltiplas versões de Ruby em sua máquina.
Para instalar o RVM em sua máquina, vá para http://rvm.io/rvm/install e de uma lida rápida nos comandos disponíveis ou simplesmente rode o seguinte comando em seu terminal.
\curl -sSL https://get.rvm.io | bash
Leia as instruções durante a instalação atentamente, afinal cada sistema tem suas dependências para que o RVM funcione corretamente.
Com o versionador instalado, podemos finalmente instalar uma versão recente do Ruby. Podemos listar todas as versões que o RVM conhece com o seguinte comando.
rvm list known
# MRI Rubies
[ruby-]1.8.6[-p420]
[ruby-]1.8.7[-p374]
[ruby-]1.9.1[-p431]
[ruby-]1.9.2[-p320]
[ruby-]1.9.3[-p484]
[ruby-]2.0.0-p195
[ruby-]2.0.0[-p353]
[ruby-]2.1.0
[ruby-]2.1.0-head
ruby-head# GoRuby
goruby
...
Vamos manter as coisas simples e instalar a última versão estável com o comando:
rvm install ruby
Preste muita atenção novamente nas mensagens de instalação, caso haja alguma ação necessária pelo usuário ou dependência a ser preenchida.
Terminando a instalação, vamos verificar com os seguintes comandos.
rvm list
ruby -v
O primeiro lista as versões de ruby instaladas em seu computador via RVM e o segundo já utiliza o comando ruby para verificar a versão atual sendo executada. Os dois comandos devem mostrar as mesmas versões e caso isso não ocorra seu computador ainda esta utilizando a versão nativa ou o Ruby não foi instalado corretamente via RVM.
Levando em consideração que tudo ocorreu como deveria e seu Ruby está perfeitamente instalado e pronto para ser utilizado vamos abrir o o IRB (Interactive Ruby Shell), para fazermos o primeiro hello world.
Rode o comando irb para iniciar e depois imprima o "hello world" com o método puts.
irb
2.1.0 :001 > puts “hello world”
hello world
=> nil
2.1.0 :002 > puts 100 + 20
120
=> nil
2.1.0 :003 > (1..10).each{|n| puts n}
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
=> 1..10
Agora é só brincar, estudar e trabalhar.
No próximo post iremos instalar softwares para ajudar no desenvolvimento diário, como terminais, editores e gerenciadores de pacotes.
Até mais.