O pânico da novidade ou os 5 estágios dos novos pais
Uma novidade é sempre sucedida pelo pânico. Pode ser um pânico bom ou nem tanto. Pode ser momentâneo, ou nem tanto. Eu e a Duda descobrimos juntos que ela estava grávida. Ela já sabia, mas negava. Coisas de mulher. Estávamos em um bar quando ela me disse que eu “talvez pudesse ser pai”. Tempo para imaginar a minha reação.
…
Peguei ela pelo braço e fomos direto em uma farmácia comprar um teste de gravidez. Dito e feito. A partir do fato consumado tudo vira um turbilhão e passamos invariavelmente por todas as fases do Modelo de Klüber-Ross. Se você está se perguntando agora do que eu estou falando, acredite, você sabe, só não conhecia pelo nome. Confesso que também fui buscar no Google como se chamava. É aquele famoso modelo das 5 fases do “luto” ou qualquer coisa que o valha. Sim, aquele mesmo composto por Negação, Raiva, Negociação, Depressão e Aceitação. Que mesmo tendo sido elaborado para explicar o processo frente à iminência da morte, serve pra praticamente qualquer coisa na vida. Vou tentar adaptar para o nosso caso:
- Negação: “Ah, esses testes de farmácia nem sempre dão o resultado correto, vamos no médico pra ter certeza, não há de ser nada.”
- Raiva: “Mas porque tu não tomou a pílula!?” “Mas porque tu não usou camisinha!?”
- Negociação: “Deus, me livra dessa, vai? Se eu sair dessa vou ser uma pessoa melhor, vou me cuidar mais, aproveitar mais a vida. Deus, você está aí, Deus?”
- Depressão: “Cabou vida. Cabou festas. Cabou zueira. Cabou dormir a noite toda (essa é verdade). Cabou pegaçaum. Cabou juventude. Etc.”
- Aceitação: “Bom, vamos encarar, né? Quem sabe não vai ser uma boa? Essas coisas acontecem por um motivo. Tenho certeza que tu vai ser um bom pai/boa mãe. Vai dar tudo certo”
Os cinco estágios ocorrem em não muito mais de dois minutos e podem repetir-se de forma cíclica ad infinitum..
Seguinte:
- se o teste de farmácia deu positivo, é 99% certo que você(s) está(ão) grávida(os). PARABÉNSSS.
- de nada adianta ficar se acusando ou brigar agora, o que foi feito já está feito e a melhor coisa a fazer agora é se unir com o parceiro(a).
- até o mais fervoroso dos ateus (eu) VAI apelar pra Deus nessa hora, mas não tem muito o que Ele possa fazer não.
- essa fase é danada. Durante os nove meses ela pode aparecer de novo. Mas não se preocupe, logo você vai perceber que é muita tempestade em copo d’água. A vida muda, obviamente, mas nem por isso deixa de ser boa.
- vai dar sim.
SPOILER ALERT: o pânico ainda vai acompanhar por muito tempo, mas a cada dificuldade e momento tenso que vier, haverá um momento de LINDEZA pra fazer esquecer todo o resto. Aguarde e confie.
Aqui embaixo deixo um videozinho bem legal explicando mais didaticamente e de maneira divertida o Modelo Kübler-Ross.