Um método para organizar sua vida digital e desbloquear seu potencial criativo — Parte 2

Gustavo Bertaco
5 min readDec 30, 2023

--

Dando continuidade a essa série de artigos sobre a metodologia do “Building a Second Brian”, vou detalhar neste artigo a primeira etapa dessa esteira de processamento de informação com o método CODE.

Obs.: Se ainda não leu a primeira parte dessa série, acesse esse link: https://medium.com/@gustavobertaco/um-método-para-organizar-sua-vida-digital-e-desbloquear-seu-potencial-criativo-parte-1-e5240a8ead31

Lembrando que a metodologia CODE, é a proposta de uma esteira de processamento de informação para o Personal Knowledge Management. O grande foco aqui é a criação de um sistema e a formação do mindset. O uso de aplicativos e softwares é uma consequência para a simplificação do seu dia a dia.

Os aplicativos que vou apresentar aqui, são aplicativos que funcionam para mim para a configuração do meu segundo cérebro, foi uma jornada de mais de 2 anos para encontrar os aplicativos que funcionam perfeitamente para mim. A sua jornada pode levar a outros aplicativos, então a proposta principal será no processo e menos na tecnologia.

Capture — O C da sigla CODE nada mais é que Capture (em português Capturar). A principal ideia dessa etapa, é nos apoiarmos em mecanismos que reduzam o atrito no processo de captura das informações que são realmente valiosas você.

Critérios para guardar — Um grande erro que costumamos fazer ao capturar informações, é de não conseguirmos “desapegar” da informação. Estamos a todo momento sendo bombardeados de informação, então não é esperado, e muito menos viável armazenarmos todas informações que absorvemos no dia a dia.

Sei que não é simples desapegar de informações, mas vou trazer para vocês um framework que me ajudou muito na jornada de construção do segundo cérebro:

Toda vez que você pensar em trazer uma nova informação para seu segundo cérebro, reflita sobre esses quatro quadrantes.

  • Essa informação é inspiradora — poderá me inspirar para criar novas coisas no futuro?
  • É uma informação útil para um projeto que estou trabalhando nesse exato momento?
  • É uma informação que sei que não é fácil de ser encontrada (como por exemplo no Google)?
  • Por último, é uma informação pessoal e valiosa para mim?

Se a sua resposta for não para todas essas perguntas — não perca seu tempo e evite a complicação futura de gerenciar uma séria de informações desnecessárias.

Framework Ação e Referência — Agora que sabemos que estamos ingerindo uma informação valiosa para nosso segundo cérebro — precisamos focar em reduzir atrito e agilizar a coleta dessas informações. Aqui é onde o uso de aplicativos ajudam bastante o nosso dia a dia.

As informações que somos expostos no dia a dia, podem ser categorizadas em dois hemisférios. Um é o hemisfério das “ações” — Ou seja, são as informações que direcionam a ações no seu dia a dia. Caso essa ação deva ser tomada em horário especifico, em uma data especifica onde você precisará alocar um compromisso em sua agenda. Chamamos essas ações de “tipo calendário”.

Já as ações que sabemos que precisam ser feitas assim que possível, mas não temos um compromisso formal de alocação de tempo, chamamos essas ações de “tipo tarefas”.

O outro lado do hemisfério, é o hemisfério das referências. Essas são as informações que não direcionam para ações, mas que sabemos que podem ser úteis no futuro. Algumas dessas informações são trechos de um artigo ou livro, uma nota que você tomou em uma reunião, ou alguma frase que escutou e achou valioso armazenar essa informação. Para todos esses exemplos denominamos “referência em notas”.

Porém em muitos cenários, podemos querer salvar um arquivo em sua forma original, como um pdf, fotos, planilhar ou apresentações. Nesse caso denominamos “referências de armazenamento de arquivos”.

Mas porque falei tudo isso? Por que quero apresentar para vocês, mais um framework que vai te ajudar a reduzir o atrito da coleta de informações. O Framework de Ação e Referência, te ajuda a definir quais aplicativos / sistemas devo usar para coletar cada tipo de informação.

Lidando com múltiplas origens de informação — O hemisfério das referências pode ser muito complicado de lidar, por que existem múltiplas origens de informação que torna a tarefa de coletar essas origens para um único aplicativo de nota, muito complexo.

Por isso, quero compartilhar com vocês um aplicativo que me ajudou muito nessa jornada de construção do segundo cérebro. Estou falando do Readwise (https://readwise.io/)!!!

Esse aplicativo serve como um sistema que integra suas fontes de informação com seu aplicativo de notas. Você pode carregar pdfs, artigos, páginas da web, até textos de livros físicos para dentro do Readwise. Todo highlight que fizer dentro desse aplicativo, você pode revisitar ou como eu prefiro fazer, integrar com meu aplicativo de notas (eu uso o Evernote https://evernote.com/pt-br).

Isso simplifica muito a forma de lidar com essas diferentes fontes, eu posso focar na leitura, em assistir um vídeo, ou escutar um podcast, sabendo que o Readwise cuidará para que minhas notas vão direto para o aplicativo de notas — novamente, reduzindo o atrito.

Vou parar por aqui nesse artigo, na parte 3 dessa série, vamos explorar a etapa de “organização” da informação dentro do seu segundo cérebro, uma mudança de paradigma — onde deixaremos de armazenar informação por categorias e passaremos a armazenar a informação por acionabilidade.

--

--