Os 5 Melhores Filmes de Natal

Momentos natalinos de nostalgia…

Chegou a época de natal! E junto com ela as férias, a reunião e parentes, e obviamente, a tonelada de filmes natalinos passando na TV freneticamente. Filmes recheados de neve, mas que você adora mesmo morando no Brasil onde nunca nevou; filmes com papai Noel entrando pela chaminé, coisa que nunca funcionou no Brasil, pois ninguém tem chaminé; e filmes com crianças ganhando belos presentes embaixo da árvore de natal, coisa que nunca aconteceu com você, pois no Brasil o único presente que as crianças ganham do papai Noel é uma balinha chita no shopping.

Senhor Noel comemorando natal no Brasil

Aproveitando essa época, resolvi criar uma lista com os melhores filmes natalinos já feitos. Você provavelmente já viu a maioria deles, pois estes são os favoritos da TV aberta, mas vamos aqui relembrar os mais legais. Vale lembrar que para os mais cinéfilos, não estamos listando de fatos os melhores, como Joyeux Noel (2005), aquele filme mega emocionante com soldados comemorando natal no meio da guerra. Não, não é esse tipo de filme que vamos falar aqui. Confira a lista:

Um Herói de Brinquedo

Eu já comentei aqui sobre o Schwarzenegger seus filmes fantásticos, confere lá.

Um Herói de Brinquedo é muito bom, pois os caras escolheram abordar o outro lado do natal. Sem essa palhaçada de Papai Noel, sem essa bobagem de clima mágico natalino. Dessa vez temos um cara tentando comprar um brinquedo famoso para seu filho e se ferrando, pois escolheu fazer isso na véspera de natal, ou seja, esse brinquedo já está praticamente esgotado em todas as lojas, e o pior, o brinquedo é o famoso Turbo Man, sonho de consumo de qualquer moleque que se preze.

É legal, pois com isso eles destacam o clima maluco do consumismo americano, e mesmo que de forma leve, essa é uma crítica interessante feita pelo filme.

O Grinch

Nada melhor do que ver o Jim Carrey mais uma vez sendo um louco incontrolável. Dessa vez ele interpreta o icônico Grinch, o bicho que adora sabotar o natal e acabar com a alegria da criançada.

O filme tem um cenário no maior estilo Tim Burton de loucura, com uma cidade toda com formas estranhas e extremamente colorida, cheia de luzes e alegria natalina. Esse talvez seja o filme mais louco dessa lista, tanto pelo desempenho surtado do Jim Carrey como também por todo o visual do filme. Confira esse trecho:

O Expresso Polar

O Expresso Polar é talvez o filme mais subestimado dessa lista. Muita gente não gosta das animações em captura de movimentos do Robert Zemeckis, mas essa em especial merece atenção.

Zemeckis se baseou na história homônima clássica de natal muito conhecida pelos norte-americanos na qual um garoto que já não acredita em Papai Noel embarca em uma viagem de trem até o polo norte para conhecê-lo. A história é curta e básica, mas ele conseguiu fazer um filme inteiro baseando-se nela, criando uma obra simples, singela, mas também emocionante e tocante.

Até para nós brasileiros, que facilmente nos damos conta de que Papai Noel não existe, o filme consegue passar sua mensagem. E se você que está lendo esse texto já viu O Expresso Polar, tenho certeza que você se emocionou na cena final. Pra quem não viu, fique com este vídeo com a música tema do filme, igualmente emocionante:

Esqueceram de Mim

Existe alguém que nunca assistiu Esqueceram de Mim?

A história de Kevin, o garoto que se vê sozinho no natal tendo que enfrentar dois bandidos fez tanto sucesso, que rendeu uma sequência com Macaulay Culkin, e ainda mais 3 sequências, das quais apenas o 3 é mais conhecido. Sim, você leu certo, existe por aí o Esqueceram de Mim 4, 5 e o 6 sai ano que vem. Bizarro.

Esqueceram de Mim trouxe um gênero novo de comédia. Aquele da criança super esperta que planta armadilhas na casa inteira para pegar os bandidos. O filme é tão bem feito que simplesmente não envelheça. Você pode assistir a esse filme quatrocentas vezes, e não vai enjoar. Tanto isso é verdade que tenho certeza que a Globo já reprisou na Temperatura Máxima em algum domingo desse mês, e todo mundo viude novo.

Duro de Matar

Aposto que você foi pego de surpresa agora. Sim, você está lendo certo: Duro de Matar é o melhor filme natalino já produzido.

Na história do filme, temos John McClane, um policial que vai até Los Angeles visitar a mulher. Lá ele vai para a empresa em que ela trabalha, onde está acontecendo uma festa de natal. No meio da festa de natal um bando de terroristas invadem o prédio e sequestram todo mundo, menos o McLane. Começa então uma guerra ali dentro entre ele e os terroristas.

Já foram dados os motivos suficientes: Tem natal e tem festa, então é um filme de natal. A diferença é que dessa vez não tem brinquedo, nem Papai Noel, nem criança. Temos um durão que termina o filme todo ferrado de tanto brigar com bandidos em pleno natal.

Fala sério, existe natal mais empolgante do que o do John McClane?

Yippee ki-yay, motherfucker!


Originally published at canalclaquetefilmes.blogspot.com.br on August 29, 2016.

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.