A música como inspiração

Gustavo Estevão
Jul 31, 2017 · 3 min read
Detalhe identidade show Phill Veras

Durante a minha adolescência a música se fez presente em todos o momentos, no café, durante o trabalho, na hora do almoço, ao dormir e principalmente quando eu precisava me concentrar.

A música foi e ainda é muito importante para mim por diversos motivos que pretendo explorar neste post, sendo que o mais importante foi o entendimento e apresentação da chamada linguagem visual, utilizada em discos, encartes, pôsteres de shows, festivais e por aí vai.

O significado da palavra “Música” segundo o Google é:

substantivo feminino

  1. 1.
  2. combinação harmoniosa e expressiva de sons.
  3. 2.
  4. a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.

Com o pensamento de que a música é uma forma de arte, e a arte é para ser sentida e não entendida, desenvolvi o pôster de uma série de shows que o Phill Veras fará na minha cidade e na região.

Os requisitos do projeto exigiam o uso de imagens do artista, apenas. Ou seja, teria liberdade para criar.

Em resumo, para dar início ao projeto precisei ter as seguintes informações:

QUEM É O ARTISTA?

O QUE ELE FAZ?

PARA QUEM ELE FAZ?

Com essas informações nas mãos, parti para a pesquisa visual, de como foram feitos os cartazes de seus shows, capas de cd e suas próprias influencias.

A partir daí comecei a gerar alternativas.

No entanto, desenvolvi a identidade com desenhos feitos primeiramente a mão livre. Estes desenhos foram inspirados em elementos presentes nas próprias músicas do artista, retirados após ter ouvido intensamente o cd.

Como o artista tem um estilo bastante intimista, nada melhor do que ilustrações feitas a mão, transmitindo personalidade e originalidade a identidade. Phill Veras canta histórias, no entanto a identidade gráfica dos shows deveriam contar.

Os elementos junto das cores criaram uma atmosfera psicodélica para a identidade, achei curioso, pois a música é assim. Um mix de sentimentos e sensações que não sabemos onde vai dar, ou se amanhã permanecerá assim.

Detalhes Identidade e Criação

Originalmente publicado em BLOOOOOG.

Gustavo Estevão é designer gráfico com foco em desenvolvimento de marcas. Atualmente trabalha como freelancer, nas horas vagas ele come livros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade