"Os ausentes nunca têm razão!" - Philippe Destouches
Não se envolver em política, tanto na esfera dos debates comuns do dia-a-dia, quanto na política profissional, como ciência de governança, não faz de ninguém um ser superior. Muito pelo contrário, aquele que sequer procura saber onde a nação está e pra onde ela vai — e como vai — não passa de um palerma frouxo.
Enquanto os mongolões ficam em cima do muro, os numerosos cleptocratas roubam dos cidadãos a liberdade, assaltam o futuro das nossas crianças e é claro, disseminam esse pensamento de covardia que os omissos se vangloriam.
Em seu clássico, "O Conde de Monte Cristo", Alexandre Dumas atribui a seguinte frase a Napoleão Bonaparte: "Na vida somos todos Reis ou peões, Imperadores ou tolos." Pois bem, no país do carnaval e do futebol, estes que se orgulham de sua ausência na política, mostram que Napoleão se equivocou. Aqui, do outro lado do atlântico, alguns são apenas peões e extremamente tolos.
Já não bastando a participação frívola na sociedade, este mesmo indivíduo, na esmagadora maioria das vezes, se sente no direito de avacalhar as ações daqueles que entendem seu dever como parte integrante do povo.
Muita gente está trabalhando por um Brasil decente e melhor. Portanto, não atrapalhe e se possível, colabore. A nação sou eu, é você, somos nós!