Inscrição na Universidade Francesa

Olá, você! Agora que você já tem certeza absoluta que quer ir para França e estudar numa Universidade Francesa, e até já sabe onde quer estudar. Agora onde começa todo o longo, e interminável, caminho para o visto francês. Afinal, a burocracia foi inventada na França, não é mesmo?!

Imagem relacionada

Eu vou subdividir o processo do visto em 3 partes:

  1. Faculdade (pré-inscrição);
  2. Campusfrance (pré-consular)
  3. Consulado Francês.

Bora lá!

Pré-Inscrição na Universidade Francesa

Como disse no post anterior, eu escolhi pela Université de Lille 3. Por que? porque começava na data que eu poderia viajar, além da localização e dos franceses da cidade serem eleitos os mais gentis da França. E, eu sou engenheiro civil, mas também adoro arquitetura, e gostei muito da arquitetura flamenga da cidade. Lille também tem uma localização privilegiada, fica perto de Paris, Bruxelas e Londres!

Resultado de imagem para lille 3

1º. Contato: Faculdade e curso escolhidos:

Imagem relacionada

Mandei um e-mail pra faculdade para perguntar maiores detalhes do curso e do calendário. Logo me responderam falando que as inscrições se iniciariam em breve, e mandando em anexo os detalhes do curso e um check-list das coisas que deveria mandar para me inscrever.

2º .Separando os documentos:

  • Formulário de inscrição da faculdade;
Check-list para Universidade Francesa
  • Foto de identidade (3x4);
  • Cópia do Passaporte;
  • Cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio + tradução juramentada (inglês ou francês);
  • Cópia do certificado de conclusão de Ensino Superior + tradução juramentada (inglês ou francês); *
  • Cópia do certificado DELF/DALF/TCF; **
  • Pagamento de uma taxa de 100 €;

Esses foram os documentos que a faculdade solicitou para a inscrição. Na época eu estava no último semestre da faculdade, e não tinha o certificado de conclusão. Mas perguntei por e-mail se poderia mandar um atestado de matrícula da faculdade do Brasil, dizendo que eu estava matriculado e cursando o último semestre. Eles aceitaram o documento tranquilamente.

Juntei tudo e mandei por correio pra Faculdade, logo eles receberam e mandaram por e-mail a carta de pré-inscrição escaneada. E, a original veio por correio dentro de algumas semanas.

Ah, e o pagamento da taxa de inscrição pode ser feito por depósito bancário, então utilizei o TransferWise e foi super tranquilo!

Agora sim, vamos começar o longo e temido processo para o conseguir o visto Francês! No próximo post vou falar sobre o CampusFrance. Até!


Originally published at BLEU LEMONADE.