Empresas, por favor, comecem a REALMENTE usar o Whatsapp

Não é porque o app é descoladinho que sua empresa tem que estar presente. Entenda isso.

Isso era pra ser apenas uma reclamação, daqueles “1st world problems” nossos de cada dia, daquelas indignações que postamos no Facebook para saber se acontece só com a gente ou se tem mais gente sendo feita de idiota.

Já tem um tempo que estava pra comentar isso, mas preferi esperar para ver se não era impressão minha. Se meu aplicativo tava com problema e por isso as empresas não respondiam nada. Sei lá, vai saber.

O fato é que de um tempo pra cá, diversas empresas — pequenas ou grandes — , políticos, entre outros perfis, começaram a utilizar o Whatsapp para atender e responder dúvidas, pedidos e fornecer mais informações sobre seus produtos, serviços para quem tem interesse em se comunicar com eles.

Eu acho isso extremamente fascinante. O Whatsapp e o Telegram (uma opção menos popular de app de comunicação) facilitaram demais a troca de informações e arquivos na web. Hoje, posso facilmente enviar fotos e vídeos de um produto com defeito para um número de SAC de determinada empresa, ou posso ter mais informações personalizadas sobre determinado serviço que pretendo contratar, ou posso marcar horário para ser atendido. Nesse último ponto mesmo, tenho um exemplo próximo: o cara com quem corto o meu cabelo. Ele faz o atendimento pelo Whatsapp e marca quase todos os horários dele pelo aplicativo, responde rápido e combina um horário na agenda dele no mesmo momento. Mas ele parece ser a exceção do que deveria ser a regra de atendimento.

Atender bem deveria ser uma regra. Mas vou deixar para entrar nesse ponto depois, porque aqui o problema maior é realmente ATENDER. Logicamente, usar o Whatsapp seria uma ótima opção, a não ser pelo fato de que quem fica responsável por responder as pessoas no número dessas empresas simplesmente não responde nenhuma mensagem, nem depois de um longo tempo de espera. Nos raros casos em que obtemos uma resposta é algo do tipo: “ah, liga pra gente, que a gente te informa melhor.”

NÃO. Eu não vou ligar para receber mais informações. Se uma empresa afirma que faz atendimento pelo Whatsapp, é bom que ela realmente o faça. Comecem a realmente responder as dúvidas de seus clientes ou interessados no que sua empresa tem a oferecer. Não façam uso da ferramenta só porque é um app popular e descolado.

Por último, e não menos importante: não façam ligações no meio do horário de expediente. Se eu entrei em contato por Whatsapp, é porque eu prefiro que o contato seja por lá.