1984

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS — UNISINOS

CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS — COMUNICAÇÃO SOCIAL

Aluno: Luiz Gustavo Donati Pizoni

Português para Comunicação II — 1º Bim

1984

O livro de George Orwell, foi escrito em 1948, porém tem muitos elementos que se você não soubesse acharia que o livro é atual. O principal deles é a tecnologia o fator de você ser observado o tempo todo, no caso do livro pelo governo, já nos tempos atuais você é observado por todos a quase todo o momento.

O livro é muito bem escrito e tem uma escrita fácil apesar de ter alguns bons anos de seu lançamento. Eu destaco do livro esse tema: Somos observados sempre. Hoje em dia todos nós temos um aparelho telefônico ou que envolve a Internet em casa, com isso somos observados o tempo todo, muitas vezes nem sabemos, mas somos.

A nossa sociedade se tornou refém da tecnologia. Hoje se queremos comer algo olhamos os valores no celular, se queremos ver um filme vemos em aplicativos de streming, se locomover podemos ir de aplicativos de transporte. Toda essa tecnologia vem é boa por um lado o maior problema é que não sabemos até que ponto tudo isso é seguro, se nossas informações não são vazadas.

Assim como no livro se algo for dito de forma errada o governo entrava em ação e prendia a pessoa que disse algo indevido. Hoje em dia pode não acontecer a mesma coisa, mas como somos observados em redes sociais e aplicativos isso sim, pode acontecer em algum momento em nossas vidas. Se escrevermos algo errado em alguma rede social, seja xingando ou falando mal de um político ou de algum órgão político ou privado, isso pode chegar até a pessoa ou a empresa que foi ofendida. Podemos receber uma resposta amigável em retorno, mas também podemos receber represálias, seja perdendo nosso emprego ou até mesmo um processo por expormos nossa opinião.

Com isso acho o tema da tecnologia, de sermos observados algo muito importante no texto e que aproxima ele a nossa realidade atual. Diria até mesmo que se o autor estivesse vivo ele estaria assustado com a semelhança do livro com a realidade atual. Realidade essa que não deve ter fim, caminhamos para um mundo com ainda mais tecnologia , sendo assim devemos ter cuidado aonde acessamos e o que fazemos na Internet, para ali na frente não sermos observados por estranhos.

Like what you read? Give Gustavo Pizoni a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.