Duração dos telejornais: Internet vs. TV

Não faz sentido a reportagem na Internet ter o mesmo tempo da veiculada na TV. O tempo na TV é limitado, enquanto na Internet isso não existe. Ambientes distintos requerem produtos distintos.

A realidade é que a programação na TV é diversa (novelas, programas de auditório, telejornais, BBB e cia.), o que acaba limitando o tempo de exibição para cada um desses programas. Por que o Jornal Nacional na Internet deve ter os mesmos 20 minutos da TV no dia em que está espremido entre novelas e partida de futebol? Nesse dia aconteceram menos acontecimentos no mundo por causa do tempo bastante reduzido do JN?

No caso dos telejornais, a consequência é que os jornalistas colocam temas grandes e complexos em uma caixa de tempo muito apertada, o que em muitos casos é incompatível com a própria natureza da pauta. Para sanar este problema, e oferecer conteúdo de melhor qualidade ao espectador, propõe-se que as matérias jornalísticas tenham maior tempo de duração no formato online vs. formato curto para TV.

As vantagens deste modelo são:

1. O próprio repórter perceberá que produziu uma matéria mais profunda e, portanto, completa sobre o tema. O tempo passará também a ser seu aliado e não apenas o seu chefe como ocorre hoje.

2. O espectador também terá a sensação de ter consumido um conteúdo mais completo. Será também mais personalizado ao seu gosto, já que…

3. poderá ser oferecido na plataforma online duas modalidades do mesmo vídeo. A veiculada na TV e a completa. O espectador decide o quê assistir.

4. Qualquer pessoa tem os seus temas de maior interesse. Dessa forma, uma reportagem de 1 ou 2 minutos sobre um tema de grande interesse para alguém não faz tanto sentido como uma com 5, 6, 8… minutos. O que deve ser buscado é a satisfação do espectador.

5. Maior satisfação = maior audiência. Conteúdos mais completos aumentarão a audiência online.

6. É um modelo claramente de sucesso. Mesmo assim, se houver dúvidas disso, é muito fácil testá-lo. Basta selecionar um telejornal é colocar este modelo em prática e monitorar o seu êxito.