Como o open source pode mudar a nossa perspectiva sobre como trabalhar em grupo ?

Open source pode ser definido como um código aberto, ou seja, um projeto da qual pessoas de vários lugares do globo podem contribuir afim de um construir algo em comum. Através da universalização da língua inglesa como língua universal científica e com o “boom” da tecnologia no século XX, isso se torna cada vez mais comum na área de tecnologia.

Github Octotales, mostra como o open source vem sendo priorizado nos principais cursos de Ciência/Engenharia da Computação na Universidade da Califórnia em Berkeley. Aliás, o própio Github (Canal do qual o vídeo foi enviado) é o principal software das quais as pessoas hoje em dia utilizam, para que o open source se torne possível. Hoje em dia, a grande maioria das maiores empresas da área já utilizam o open source como principal método na construção de sistemas.

Atualmente, a principal habilidade das quais as empresas buscam é a habilidade de trabalhar em grupo, onde a principal vantagem do open source fica na possibilidade de além do espaço físico poder trabalhar através da internet em repositórios únicos. E ao mesmo tempo, a principal desvantagem é o fato de que sem internet o repositório fica inacessível, logo trabalho em grupo se torna impossível.

“Você é tão bom quanto as ferramentas que utiliza, então uma maneira certificar que seu código é de alta qualidade é deixar ele público” diz Armando Fox, professor da UC Berkeley.

Learning by Doing, é a principal herança que o open source nos proporciona, hoje um diploma não vale o quanto valia antes, a principal pergunta feita nas entrevistas atualmente é: Você manja “X” linguagem ? Você manja “X” padrão ? Esta é a importância de saber além do que a universidade lhe proporciona. Embora, o conhecimento teórico seja muito importante, o conhecimento prático na aŕea da computação, seja no mercado de trabalho ou científico vale muito mais.

Att Gustavo Ribeiro.

Referência Bibliográfica

GITHUB OCTOTALES - UC BERKELEY. (Github) 4m 43s. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=KgVHcguTNtQ