Sociologia - Capitalismo

Sistema formado por agentes econômicos, pessoas de uma mesma classe social donas dos meios de produção. O termo ‘Capitalista’ tem origem no conceito ‘Medo de produção capitalista’, criado por Karl Marx, o maior critico desse sistema. Nesse sistema produz-se mais e mais produtos visando o dinheiro. Dinheiro é poder.

Mas para esse sistema de produção e lucro funcionar nem todos podem ganhar igualmente. É basicamente assim: muitos trabalham pesado e ganham pouco, para que poucos enriqueçam.

Para lucrar muito, é preciso: produzir muito, aumentar o preço de venda bem mais que o preço em que o produto foi produzido, e claro, ter o produto consumido por várias pessoas. Aí que entra a mídia. Com propagandas que induzem a compra de algo que não precisamos, nossas TVs mantém as engrenagens do capitalismo funcionando.

Se isso já não é ruim o bastante, precisa-se de muita matéria-prima para fabricar todos aqueles produtos. Se a produção e o consumo não forem sustentáveis, esgotam-se os recursos naturais; Prejudicando todo ser vivo no planeta.

Devemos mesmo participar disso, indo aos nossos trabalhos cansados e voltando mais cansados, comprando produtos que não precisamos, mantendo este circo de pé, para que apenas 1% da população possua 40% das ‘riquezas’ do planeta? Pense bem!

Assista nessa animação um resumo do estrago que nós humanos temos feito no planeta: