Identidade apostólica
i•den•ti•da•de: sf . 1. qualidade do que é idêntico.
2. conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la.
Identidade é aquilo que te identifica e te define pessoalmente. Quando você nasce, recebe uma identidade carnal onde tem o seu nome e a sua filiação determinada pela sua descendência.
Assim como na terra, no mundo espiritual você também tem uma identidade. Você pode ser reconhecido como um filho das trevas ou como um filho da luz.
Jacó era identificado como mentiroso e enganador. Mas, quando ele se abriu para ser transformado, recebeu uma nova identidade e passou a se chamar Israel.
Quando Jesus escolheu os doze apóstolos (Mc 3:13-19), ele mudou o nome de alguns discípulos, e a todos deu uma nova identidade. Passaram a ser conhecidos como filhos de Deus e discípulos de Jesus.
Mas assim como Deus, Satanás quer mudar a sua identidade, para que possa ser identificado como filho das trevas e viva de acordo com este mundo.
Em Daniel 1:1–7 vemos que o chefe dos eunucos mudou o nome de Daniel e seus amigos para identificá-los como filhos de Baal e personificá-los como os babilônicos:
de Daniel : “Deus é meu juiz” ;
para Beltessazar: “Bel (divindade babilônica) lhe proteja” ;de Hananias: “Javé é misericordioso” ;
para Sadraque: “mandamento de Acu (divindade babilônica)” ;de Misael: “quem é como Deus?” ;
para Mesaque: “quem é o que Acu é” ;de Azarias: “Javé é o meu socorro” ;
para Abede-Nego: “servo de Nebo (divindade babilônica)” .
Adaptação das notas de Dn. 1:6 e 7 por Ap. Estevam (Bíblia Apostólica).
Daniel não aceitou essa imposição de satanás, se posicionou e não se contaminou com os costumes da Babilônia.
“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.”
Daniel 1:8
Quando você assume a sua identidade em Deus e se posiciona no mundo espiritual, nenhuma opressão do mundo pode te amedrontar, pois você tem uma certeza no seu espírito.
“Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.”
Daniel 3:15-18
Hananias, Misael e Azarias (essa era a verdadeira identidade deles) não se prostraram perante a afronta, pois eles tinham a convicção de quem eles eram em Deus e sabiam que Ele era poderoso para livrá-los.
Quem tem identidade apostólica:
1º. Tem filiação
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”
João 1:12-13
A partir do momento em que você aceita a Jesus como o seu Senhor e salvador, Satanás não tem mais poder para tocar na tua vida, pois na sua identidade espiritual agora consta que você é filho de Deus.
2º. É diferenciado dos demais
“Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.”
Malaquias 3:17-18
Aquele que tem identidade apostólica, desfruta do favor de Deus e vive aquilo que Ele tem preparado para a sua vida.
3º. Tem um chamado
“Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”
Marcos 16:14-16
Quem passa a ter essa identidade, recebe o chamado que Jesus nos deixou: o Ide! Agora que você recebeu o poder de ser feito filho de Deus, está na hora de compartilha-lo com aqueles que ainda estão em trevas.
