Hora de encontrar sua tribo

Sobre colaboração e cocriação

Gustavo Tanaka
Gustavo Tanaka
Published in
4 min readJan 26, 2016

--

O sentimento era de impotência.

Eu sentia uma agonia muito grande.

Tinha muitas ideias. Algumas nem tão boas, confesso. Outras eram incríveis e poderiam ajudar muita gente.

Mas a minha capacidade de realização era próxima de zero.

Eu não conseguia criar nada. Não saia do plano das ideias.

E eu desperdiçava muita energia tentando convencer as pessoas de que a ideia era boa. Nossa, e como desperdiçava! Alguns dias eu chegava em casa esgotado e não tinha criado absolutamente nada. Somente tinha discutido com amigos que diziam que eu tava viajando.

Hoje eu sinto que minha vida mudou.

Eu sinto que sou capaz de tirar qualquer ideia da cabeça e sinto que é de fato possível torná-las real.

O que mudou?

Eu aprendi como funciona a colaboração.

Eu aprendi que sozinho não sou ninguém. Sozinho eu sou um zero.

Sozinho, minha voz não é ouvida. Sozinho, eu não consigo colocar mais que um tijolo. Sozinho eu não aguento o peso de ser eu mesmo.

Eu sei que você já ouviu isso. "juntos somos mais fortes" "um sonho que se sonha só é um sonho que se sonha só…" E talvez você esteja tentando encaixar isso na sua vida, mas não sabe nem por onde começar.

Colaboração não é um negócio tão fácil assim porque a gente aprendeu o oposto disso. Aprendemos a desconfiar e competir. Então é um exercício de mudar toda forma de pensar pra poder aprender a colaborar de verdade

Por isso, vou compartilhar alguns aprendizados que tive aqui.

1- Seu sonho também é o sonho de outra pessoa

Talvez uma das maiores sacadas que eu tive na vida.

Existe gente lá fora que sonha a mesmíssima coisa que você. Que gostaria de criar o mesmo business, o mesmo projeto, a mesma ONG, defender a mesma causa.

Você tem que se conectar com essas pessoas.

Saia por aí contando qual é o seu sonho. Conte para amigos, conte no facebook, jogue a sua intenção pro universo trazer essas pessoas pra você.

Aí é que entam as sincronicidades. Provavelmente algum amigo seu vai querer te apresentar a um outro amigo que fala a sua língua.

2- Abra mão de ser o CEO

Ninguém quer trabalhar no seu sonho. As pessoas querem trabalhar no sonho delas.

Se você fizer questão de ser o CEO, o fundador, o idealizador, o criador, esse sonho não vai ser delas.

Vai ser você colocando pessoas pra trabalhar no seu sonho.

Colaboração exige um exercício constante de enfraquecer o seu ego.

A chave é fazer dar espaço para que esse seu projeto possa se tornar o sonho de outras pessoas também.

3- Não desconfie ou duvide das pessoas

A premissa mais básica pra poder trabalhar em colaboração é a confiança.

Se você duvidar da capacidade do seu parceiro, não vai rolar.

Se você criar procedimentos internos de conferência, não vai rolar.

Se você exigir que o outro preste contas de tudo, não vai rolar.

Se você achar que o outro vai meter a mão na sua grana, não vai rolar.

Desconfie da honestidade e vai atrair pessoas que não são confiáveis.

Confie na honestidade e na bondade das pessoas e você vai atrair pessoas honestas e boas.

E de quebra, a vida fica mais fácil. É mais fácil confiar que desconfiar. Desconfiar dá trabalho e você perde energia.

4- Confie em quem aparece

Ninguém entra na sua vida por acaso.

Se você faz processos seletivos, você está questionando o trabalho do universo e da natureza que te colocaram essas pessoas na sua vida.

No começo do nosso trabalho na Baobbá, minha maior dúvida era saber quem poderia entrar.

Hoje sei que temos exatamente o time que temos que ter hoje. E nunca precisamos fazer um processo seletivo, aplicar testes ou olhar curriculo.

A gente apenas confiou que quem se apresentava era a pessoa certa.

E se essa pessoa não tiver nada a ver com a gente, ela não vai querer ficar.

Pessoas vão entrar e sair. A vida é impermanente.

5- Vocês vão aprender junto

Quando as coisas começam, você já começa a projetar a vida perfeita. Tudo dá certo, tudo é lindo e todas as pessoas se dão bem e são felizes.

Mas não é assim que funciona. Viver em grupo é um exercício constante de transformação pessoal. Especialmente porque não aprendemos a viver em colaboração.

É errando, discutindo, se afastando e reaproximando que a gente vai evoluindo. É como um casamento. As dificuldades e dores de um ensinam os outros.

6- Você nunca mais vai querer ir sozinho

Não dá mais pra irmos sozinhos. O mundo mudou. As coisas não funcionam mais no individualismo e na independência.

Todo mundo que tentar ir sozinho vai sofrer e vai enfrentar dificuldade.

Eu tenho sentido a minha vida ficar mais intensa e mais fácil estando ao lado de pessoas. Ao lado da minha rede.

Grupos de facebook e whatsapp não estão ficando populares à toa.

É a era da colaboração, da cocriação e da cooperação.

É hora de reaprendermos a viver em comunidade. Comunidade = com unidade.

E você já sabe que todos somos um.

Então por que se isolar?

Hora de encontrar sua tribo…

A minha tribo está no grupo Empresa Livre no facebook. Você está convidado a se conectar com a gente. Clique aqui

O que é Empresa Livre? Veja nesse link

Se esse texto ressoou e você sentir vontade de retribuir, você pode fazer uma contribuição clicando aqui.

Eu serei grato por poder seguir compartilhando textos livremente…

--

--