Um texto sobre deixar a vida te encontrar

Gustavo Tanaka
Jul 2 · 2 min read

Lembro de quando eu era criança e ia ao supermercado com minha mãe.

Ela me dizia que se eu me perdesse, eu deveria ficar parado onde eu estivesse que ela iria me encontrar. Se eu saísse andando por aí, poderíamos nos desencontrar.

Penso que a vida e as oportunidades funcionam assim também.

Talvez aquilo que você esteja buscando, esteja te procurando também. E você andando por aí se afasta cada vez mais e vocês nunca se encontram.

Quando estou muito ocupado, não dou espaço para oportunidades.

Eu sinto isso nos eventos que participo. É sempre tanta gente legal, que quero conversar com todo mundo. E aí, vira e mexe recebo uma mensagem de alguém que me diz: “Queria conversar com você, mas você estava muito ocupado, então não consegui falar com você.”

Às vezes acho que essa mesma mensagem poderia estar sendo enviada pelo universo, ou por algo que estou buscando na minha vida. Uma oportunidade, uma pessoa, um projeto, ou uma ideia.

Ela pode estar bem aqui, quase batendo na minha porta, mas enquanto eu não estiver disponível, não vai acontecer.

Por isso eu valorizo tanto os espaços vazios, o tempo para contemplação.

São momentos em que a vida pode me encontrar. Que as boas ideias podem surgir, que insights e memórias acham espaço para aparecer.

Eu gosto de deixar janelas na minha agenda sem compromissos. São horários reservados para mim. Quando alguém desmarcar uma reunião, eu fico feliz que terei um tempo livre, ao invés de preencher com outra atividade.

Os grandes acontecimentos da minha vida não foram cavados por mim. Os melhores eventos, os grandes encontros e as melhores ideias não foram coisas que eu fui atrás. Eu estava aqui. E eles puderam me encontrar.

Quando estou agitado, o que costumo fazer é parar, respirar, meditar, cuidar da casa, dos arquivos, das gavetas. Cuido do que está aqui e agora. Deixo o meu entorno preparado para os encontros acontecerem.

Neste mundo de alta performance, onde está o espaço para a vida te encontrar?

    Gustavo Tanaka

    Written by

    gustavotanaka.com.br

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade