A importância de estar posicionado no longo prazo

Gutenberg Neto
Sep 2, 2018 · 3 min read

A imagem ilustra um comportamento demonstrado por muitos investidores com relação às suas aplicações. Na tentativa de acompanhar as movimentações do mercado, é comum que investidores (nesse caso, especuladores) possuam a tendência de ficarem gananciosos e quererem comprar após grandes altas e, por outro lado, ficarem assustados e venderem suas posições após quedas, em um ciclo de perda financeira que pode levar rapidamente à falência. Nessas horas, é sempre bom lembrar da frase de Warren Buffett:

“Seja medroso quando os outros são gananciosos, e seja ganancioso quando os outros estão com medo.”

Diversos estudos e artigos já mostraram que tentar adivinhar o timing do mercado é uma estratégia perdedora no longo prazo [1][2][3]. Desta forma, qual é a melhor maneira de se posicionar com relação ao mercado? Na minha opinião, o investidor é capaz de obter resultados muito melhores ao se preocupar apenas com as empresas específicas e seus negócios. Se olharmos para a grande maioria dos investidores de sucesso ao longo da história, os seus ganhos não foram advindos de previsões mirabolantes ou trades pontuais baseados no ambiente macroeconômico, mas sim da simples acumulação de participação em negócios rentáveis e duradouros ao longo do tempo.

Este pensamento é especialmente importante no período atual. Estamos nos aproximando das eleições e, sempre que um evento dessa magnitude se aproxima, é comum que muitos investidores se perguntem sobre como a Bolsa vai reagir dependendo do resultado, como se preparar, o que esperar, entre outras coisas. O mesmo acontece com qualquer outra situação que possa vir a ter algum efeito na nossa economia (problemas na Turquia, eleição do Trump, impeachment da Dilma, possível tributação de lucros e dividendos, apenas para citar alguns recentes).

O problema de tentar realizar esse tipo de previsão é que é simplesmente impossível compreender de antemão todas as variáveis que podem vir a influenciar estas situações e as possíveis consequências das mesmas. Muitas pessoas se sentem atraídas pelos supostos ganhos extraordinários a serem obtidos caso consigam antecipar algum tipo de movimentação atípica do mercado proveniente de um acontecimento político ou social, além do direito de se vangloriar que seria obtido com tal acerto, mas a verdade é que o resultado final costuma ser muito mais negativo do que positivo. Peter Lynch resumiu bem essa tendência:

"Muito mais dinheiro foi perdido por investidores tentando prever correções de mercado do que com as correções em si."

O custo de oportunidade também é um fator a se considerar. Partindo da premissa que o mercado possui tendência positiva no longo prazo (algo que vem sendo verificado ao longo dos últimos séculos), deixar de estar posicionado durante os períodos de alta fará com que o investidor jogue fora possíveis ganhos que com certeza farão diferença no resultado de seus investimentos ao longo da vida.

Como então se preparar para correções de mercado inesperadas ou para grandes eventos que possam causar efeito significativo nos preços das ações? A melhor maneira é seguindo uma estratégia simples: além de estar sempre posicionado em boas empresas, mantenha algum dinheiro em caixa que possa utilizar durante os momentos de queda no mercado para aumentar sua posição nos ativos que sejam oferecidos a preços descontados.

Se mesmo assim, você ainda se sentir muito inseguro com relação ao futuro por algum motivo, tente fazer com que a sua reserva de dinheiro em caixa seja um pouco maior, sem que seja preciso vender as suas ações atuais. Fazendo isso, você continuará posicionado em bolsa mas terá uma oportunidade ainda maior de aproveitar qualquer abalo que venha a ocorrer.

Lembre-se de que, no final das contas, o que vai fazer você ganhar ou perder dinheiro no longo prazo é o desempenho das empresas no seu portfólio. Aprenda a abraçar a volatilidade do mercado e usá-la a seu favor e os seus resultados com certeza serão beneficiados.


Se gostou do conteúdo, apreciaria muito se você pudesse curtir ou compartilhar a postagem!

Caso queira ser notificado de postagens futuras, sinta-se à vontade para me seguir no Medium ou Twitter.

Gutenberg Neto

Written by

Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba e co-fundador da Fuze.cc. Entusiasta de investimento em ações.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade