Eu, a empresa e as criptos
A empresa
Desenvolvimento web. É basicamente isso que fazemos, mas voltados a segurança, construindo aplicações para sistemas financeiros que utilizam criptomoedas em algum momento. É o nem-tão-famoso “desenvolvimento seguro”. Quem pode aproveitar nossos serviços incluem instituições financeiras, APIs que utilizam segurança de ponta, servidores descentralizados, serviços anônimos, qualquer serviço digital que utiliza criptomoedas, casas de câmbio virtuais, etc.
Os funcionários
No momento, sete funcionários lindos cheirosos sensuais empoderados lacradores… ok, já deu pra perceber que eu gosto deles.
O lugar
É uma empresa sem sede física, é distribuída, não funciona dentro do Brasil, mas em diversos países pelo mundo. Como os trabalhos são feitos de qualquer lugar, posso contratar um excelente designer da Romênia e fazê-lo trabalhar com um ótimo hacker russo, sendo monitorados por um minucioso gerente de projetos canadense.
A história…
…é curta. Eu sempre gostei de criptomoedas, tanto do propósito como do funcionamento e acho que a ideia de dar um upgrade na economia digital, ao levar tecnologias com o nível de segurança e confiabilidade das criptos é um grande e importante passo.
As criptomoedas têm vantagens enormes em relação às moedas convencionais (não apenas fiduciárias), que vão desde a impossibilidade de fraudes até as transações praticamente instantâneas — que podem ser realizadas com taxas pífias, em e para qualquer lugar do mundo.
Dou-lhe um exemplo: imagine que você queira transferir 100 mil reais do Brasil para os Estados Unidos. Você pagaria menos taxas ao (1° passo) converter todo o montante para Bitcoin e, na chegada aos EUA, (2° passo) converter seus Bitcoins para dólar (viu que simples? só 2 passos!) do que fazer uma remessa bancária simples. Isso porque os métodos de envio de dinheiro que estão em funcionamento atualmente (bancos, eu tô falando de vocês!) não são eficientes. Aliás, passam longe da eficiência!
Quando falei para meus colegas sobre as vantagens, os motivos para se aceitar criptomoedas no comércio, a maioria acreditou que seria uma excelente ideia. Então, surgiu a ideia de pagar salários em Bitcoin.
No começo (outubro/novembro de 2017), a ideia parecia estranha. O pensamento comum era “trocar meus reais por essa ‘moeda da internet’? E se ela desvalorizar?”, mas esse pensamento logo foi perdendo força. Um funcionário (valeu, Alex!) aceitou ser a cobaia, digo, o pioneiro dessa ideia e receber 100% do salário em Bitcoin. Peguei o endereço dele, comprei a quantidade suficiente para fazer o pagamento e segurei a moeda pra pagá-lo no fim do mês. HOOODL!
Tudo correu bem. No momento do pagamento, o Bitcoin tinha valorizado cerca de 10% e o resultado foi melhor do que o planejado. A novidade correu solta e chegou aos ouvidos dos demais funcionários, que lotaram nosso canal de chat com comentários a respeito.
Aaaah mulehhque! Isso é música para meus ouvidos! A empresa entrando de cabeça na criptoeconomia! Woohoo!
Alguns gostavam de Bitcoin, outros de Ethereum, outros de Dogecoin (ok… confesso que de Doge eu era o único, mas não me faça me sentir sozinho).
Eu — como você já percebeu — adorei a ideia, então anunciei que o próximo pagamento seria na criptomoeda que cada um escolhesse, e que havia duas opções: receber as moedas com a cotação do começo do mês/trabalho ou com a cotação do dia do pagamento.
Então, em janeiro de 2018, fiz algo surpreendente: paguei todo mundo em criptomoeda! Hell yeah!
Hoje já padronizamos: todos recebem em Bitcoin ou Dogecoin :P
O resultado foi fantástico: todos gostaram de ganhar e, principalmente, de USAR as criptomoedas. Criamos um novo chat, em nosso painel de controle, intitulado “Criptomoedas”, onde acontece uma discussão interessante com links de notícias, tutoriais de criação de carteiras, pesquisas sobre exchanges, exploradores de blocos, etc. Até começaram a usar meu bot de doações em Dogecoin, o DogeTipper.
Se Bitcoin é bolha não sei, mas que Bitcoin é droga tenho certeza. E vicia. Fiquei viciado e viciei uma galera!
Quanto aos pagamentos desse mês… acho que vou precisar de mais Doge.
:P
by Cobra
