Viva la democracia! #SQN
A democracia Brasileira com “d” minúsculo.
Mais uma eleição que se passou e continuamos na estaca zero sem avanço algum. Pior, entramos cada vez mais em um retrocesso sem fim. Por que digo isso? Não vou me prender a partido A ou B, muito menos a ideologias que são tão ultrapassadas tanto quanto um PC 486 da IBM (os mais antigos entenderão), mas sim dizer o quanto somos “presos” a um sistema falido e falho que é a nossa democracia.
Muitos brasileiros não sabem da história do próprio país em que vive, fato tal que acham que nosso país é um dos mais democráticos do mundo. Mas a história do Brasil está ai para quem quiser ver e não condiz muito com a realidade. Apenas para refrescar a memória de todos, surgimos como uma colônia de Portugal, passamos por uma ditadura dura (que ainda hoje é obscura de como foi imposta, mas isso é assunto para outro post) e para chegarmos enfim as diretas já como último ato que “modificou a nossa história”.
Chegamos ao século 21 e nossos governantes nos “proíbem” de forma indireta o acesso a democracia. Porque falo isso? Simples: usam do poder para controlar as massas mais necessitadas do nosso país. Através da “falta”de investimentos em questões sociais, econômicas e culturais, controlando a população como um todo. Até os “mais ricos”, são privados de usufruir de sua fortuna, assim investindo em outros países por causa de nossos impostos caríssimos. Hoje em dia vivenciamos ainda o coronelismo de 1530 com o voto de cabresto, o terrorismo de notícias falsas e até mesmo a censura selada em nossos meios de comunicação para o controle enrustido de informação.
Tudo isso impede a população de exercer seu direito por lei: o livre arbítrio que a democracia nos permite de escolher um representante que possa governar qualquer cidade, estado e o próprio país de acordo com a vontade do povo.
A mudança necessária no cenário atual brasileiro depende de nós mesmos. Está mais que na hora de cada um exercer o seu papel de cidadão, independente da classe social e econômica. Temos que respeitar o próximo (independente da sua opinião/classe), seguir as leis e lutar por um país mais digno de se viver, cobrando de forma mais incisiva os comandantes que estão no poder: deputados, governadores, senadores e nosso Presidente.
Só assim começaremos a vivenciar a tal democracia que nosso país diz ter em seu DNA.