Docker: Containers

Explorando o Gerenciamento de Contêineres Docker

Hugo Habbema
2 min readFeb 27, 2024

--

Introdução

O Docker revolucionou a maneira como construímos, distribuímos e executamos aplicativos, fornecendo um ambiente consistente em diferentes plataformas. No centro desse ecossistema estão os contêineres Docker, unidades de software leves e portáteis que encapsulam um aplicativo e suas dependências. Neste artigo, vamos nos aprofundar nos comandos e operações essenciais de contêineres Docker para capacitá-lo a gerenciar seus aplicativos em contêineres de forma eficaz.

1. Executando Contêineres

Executar um contêiner a partir de uma imagem é o passo fundamental no uso do Docker. Use o comando docker run seguido pelo nome da imagem desejada:

docker run nome_do_contêiner nome_da_imagem

Exemplo:

docker run meuapp

2. Nomeando Contêineres

Para executar um contêiner nomeado a partir de uma imagem, especifique o nome usando a flag --name:

docker run --name nome_do_contêiner nome_da_imagem:tag

Exemplo:

docker run --name meu_contêiner meuapp:v1

3. Listando Contêineres

Para listar todos os contêineres em execução, utilize o comando docker ps:

docker ps

4. Listando Todos os Contêineres

Para listar todos os contêineres, incluindo os parados, adicione a flag -a:

docker ps -a

5. Parando Contêineres

Para parar um contêiner em execução, use o comando docker stop seguido pelo nome ou ID do contêiner:

docker stop nome_do_contêiner_ou_id

Exemplo:

docker stop meu_contêiner

6. Iniciando Contêineres

Para iniciar um contêiner parado, utilize o comando docker start:

docker start nome_do_contêiner_ou_id

Exemplo:

docker start meu_contêiner

7. Executando Contêineres de Forma Interativa

Execute um contêiner no modo interativo usando as flags -it:

docker run -it nome_do_contêiner_ou_id

Exemplo:

docker run -it meu_contêiner

8. Executando Contêineres no Modo de Shell Interativo

Para executar um contêiner no modo de shell interativo, adicione sh ao comando anterior:

docker run -it nome_do_contêiner_ou_id sh

Exemplo:

docker run -it meu_contêiner sh

9. Removendo Contêineres

Para remover um contêiner parado, use o comando docker rm:

docker rm nome_do_contêiner_ou_id

Exemplo:

docker rm meu_contêiner

10. Removendo Contêineres Forçosamente

Para remover um contêiner em execução forçosamente, adicione a flag -f:

docker rm -f nome_do_contêiner_ou_id

Exemplo:

docker rm -f meu_contêiner

11. Inspecionando Detalhes do Contêiner

Inspetar detalhes de um contêiner usando o comando docker inspect:

bashCopy code
docker inspect nome_do_contêiner_ou_id

Exemplo:

docker inspect meu_contêiner

12. Visualizando Logs do Contêiner

Visualize logs de um contêiner com o comando docker logs:

docker logs nome_do_contêiner_ou_id

Exemplo:

docker logs meu_contêiner

13. Pausando Contêineres

Pause um contêiner em execução usando o comando docker pause:

docker pause nome_do_contêiner_ou_id

Exemplo:

docker pause meu_contêiner

14. Despausando Contêineres

Despausa um contêiner pausado com o comando docker unpause:

docker unpause nome_do_contêiner_ou_id

Exemplo:

docker unpause meu_contêiner

Conclusão

Os contêineres Docker oferecem um mecanismo poderoso para gerenciar e implantar aplicativos de forma consistente e confiável. Com esses comandos, você estará equipado para lidar eficientemente com suas cargas de trabalho em contêineres, permitindo fluxos de trabalho de desenvolvimento e implantação mais suaves.

Até a próxima!

--

--