Evento coloca Santa Rita do Sapucaí no mapa mundial da inovação

HackTown
6 min readJul 30, 2019

--

Foto: Bruno Mazzer

Imagine passar por um boteco, pedir uma cerveja, e, ali mesmo, ao lado de outras 40 pessoas, assistir a uma palestra sobre inovação ministrada por um executivo de uma empresa referência global como Google, IBM, Facebook ou 99. Tudo isso após ter visto a apresentação de um professor da Hyper Island, da fundadora de uma startup disruptiva, de um dos embaixadores da Singularity University no Brasil, escola fruto da parceria do Google com a NASA no Vale do Silício, ou do fundador da agência brasileira de maior destaque na edição 2019 do Cannes Lions, com 2 Grand Prix, que tem uma base de clientes que inclui Google e Netflix.

E o melhor: usando um único ingresso, de preço acessível, e super disputado por gente de todo o país (por ser limitadíssimo em quantidade).

Foto: arquivo HackTown SRS

Imagine agora, caminhar por três minutos até a garagem de uma casa para ver a palestra de uma empreendedora que deixou de lado sua carreira de executiva para criar um projeto de sustentabilidade; ou de um publicitário que virou astrólogo; ou de um arquiteto especializado em bioconstruções sustentáveis; ou de uma especialista na convergência entre Inteligência Artificial, Blockchain e Internet das Coisas; ou até mesmo de uma das bandas mais famosas no país na atualidade falando sobre marketing na música.

Foto: arquivo HackTown SRS

Imagine, então, sair dali, chegar em um pracinha interiorana, comer uma porção de torresmo em uma feirinha gastronômica típica enquanto experimenta um óculos de realidade virtual, assiste a uma apresentação intimista de uma cantora que deve estourar nos próximos meses, e bate-papo com algumas das mentes mais inovadoras do país.

Foto: arquivo HackTown SRS

Agora imagine tudo isso em uma cidadezinha charmosa, de apenas 40 mil habitantes, que é polo de tecnologia e startups, e fica a apenas 220 km da cidade de São Paulo. E o melhor: em um evento que visa democratizar este tipo de conhecimento, por um preço muito inferior ao das conferências que rolam nas grandes capitais.

É real?

Em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, isso é possível.

Foto: arquivo HackTown SRS

Em 2019, a cidade recebe, pela quinta vez, o HackTown, festival de criatividade e inovação que promoverá, de 5 a 8 de setembro, mais de 600 atividades, entre palestras, debates, workshops e meetups.

O evento, aliás, tem ingressos limitados, que se esgotam rapidamente (já que o HackTown respeita os limites da cidade), e são vendidos pelo site www.hacktown.com.br.

Além das atividades oficiais, haverá também diversos acontecimentos independentes, como feiras gastronômicas, showcases intimistas com artistas emergentes, e até mesmo festas e happy hours que, junto aos conteúdo oficial do HackTown, proporcionarão quatro dias que entrarão para a história da cidade, e até mesmo do país.

O Vale da Eletrônica, como é conhecida Santa Rita do Sapucaí, conta com mais de 150 empresas na área de tecnologia. Além disso, é um dos principais ecossistemas de startups do país. Apesar do seu tamanho minúsculo e da sua aparência interiorana, o município sedia o Inatel, instituição de tecnologia chamada por muitos de o “MIT” brasileiro, em referências à inovadora instituição de ensino norte-americana.

Foto: arquivo INATEL

Além do formato pouco convencional inspirado no evento norte-americano SXSW e no alemão Tech Open Air, o HackTown ficou famoso por sediar, pela primeira vez fora dos Estados Unidos, uma Casa do Google, com atividades exclusivas criadas pelo gigante da tecnologia para os participantes do HackTown, além de um evento do também gigante Facebook, ao ar livre, em uma tradicional pracinha de interior. Tudo isso vem levando a iniciativa a ganhar destaque nos principais congressos sobre inovação em eventos. Recentemente, o HackTown foi apresentado ao lado de gigantes como Comic Com, Campus Party, RIO2C, Rock in Rio e Burning Man, considerado o festival mais disruptivo do mundo.

As palestras impressionam.

Foto: arquivo HackTown SRS

Entre os pouco mais de 180 palestrantes já anunciados para o HackTown 2019, de um total de mais de 300, estão nomes como:

Martin Restrepo

MIT Innovator Under 35, Hyper Island Speaker & Learning Designer.

Natália Noronha

Cantora, compositora e vocalista do Plutão Já Foi Planeta, banda brasileira de pop rock que se apresentará no terceiro dia do festival Rock in Rio, no Palco Sunset.

Diego Machado

Co-Fundador da AKQA São Paulo, agência brasileira de maior destaque na edição 2019 do Cannes Lions, com 2 Grand Prix, além de ter uma base de clientes que inclui Google e Netflix.

Stella Brant

Diretora de Marketing da 99, aplicativo de mobilidade urbana que se tornou o primeiro unicórnio brasileiro

Henrique Sinatura

Sócio e Diretor Executivo do Boston Consulting Group (BCG) em São Paulo e um dos responsáveis pelo lançamento e atualmente lidera o BCG GAMMA no Brasil, o hub da consultoria para Advanced Analytics e Inteligência Artificial.

Supercombo

Uma das bandas de Pop Rock de maior sucesso no Brasil na atualidade.

Icaro de Abreu

Head de Inovação da IBM para América Latina.

Lúcia Helena Galvão

Poetisa e professora de filosofia na Organização Nova Acrópole do Brasil.

Gabriel Gomes

Gerente de Inovação Social na Red Bull.

Amanda Abreu

Co-fundadora do Indique uma Preta, consultoria em diversidade e rede de apoio profissional para mulheres negras.

Caroline Dalmolin

Head dos programas de startups e desenvolvedores do Facebook para a América Latina.

Eduardo Paraske

Head de Marketing Latam do Waze Ads.

Luíze Tavares

Criadora e Produtora da PerifaCon, a primeira comic con da favela, que recebeu mais de 4 mil pessoas em sua primeira edição em março de 2019.

Mariana Soldi

Head do Buzzfeed Connections, área de conteúdo proprietário para marcas no Buzzfeed, em parceria com a F/Nazca.

Luis Lourenço

Fundador e CEO da Plug CRM, empresa recém adquirida pela Resultados Digitais, maior empresa de tecnologia para marketing e vendas da América Latina.

Cassio Greco

Engineering Team Lead na TransferWise em Londres.

Gabi Terra

Empreendedora em rede na Magenta e Diretora de Whatever na Perestroika.

Henrique Portugal

Tecladista do Skank / Apresentador do programa Em Cartaz / Investidor na Confrapar / Sócio da Bioneem

Paula Papis

Empreendedora social na Comunidade CyberSecurityGirls.

Diego Julidori

Ambassador da Singularity University Rio Chapter, é Head de Produtos da Equinix no Brasil.

Luiz Serafim

Líder de Inovação na 3M do Brasil onde atua como Head de Marca, Digital e eCommerce.

Entre muitos outros. (a lista completa de palestrantes anunciados até o momento, você confere aqui)

O HackTown acontece de 05 a 08 de setembro de 2019 em Santa Rita do Sapucaí (MG). Os ingressos promocionais (limitados) e a programação parcial estão disponíveis no site oficial do evento, em http://www.hacktown.com.br .

--

--