Conheça a pedagogia Waldorf

Se você acompanha o Hai África, provavelmente já leu ou ouviu a palavra “Waldorf” alguma vez. E você sabe o que isso significa?

A pedagogia Waldorf foi criada na Alemanha em 1919 e seu conceito foge daquilo que a maioria das pessoas usa como referência ao falar de ensino infantil. O foco dessa pedagogia é o desenvolvimento humano e as atividades manuais, respeitando o tempo e o espaço de cada criança.

Mudanças são constantes e sabemos que aquilo que é novo hoje já se tornará velho amanhã. Porém, precisamos lembrar que as crianças continuam sendo crianças independente da época, do lugar e do contexto, e essa fase de desenvolvimento é fundamental para formar aquilo que elas serão no futuro.

Esse período de formação deve envolver muito mais do que somente o desenvolvimento físico, mas também o corporal, espiritual, intelectual e artístico, promovendo uma integração entre as crianças com elas mesmas e com a sociedade.

Uma das premissas dessa pedagogia é acreditar que o ensino só pode ser vivo se for livre, com a proposta de pensar, sentir e agir como caminho da aprendizagem.

Embora ainda seja pouco conhecida, a pedagogia Waldorf vem sendo aplicada em muitas escolas em diferentes regiões do mundo. Clicando aqui você pode conhecer a instituição de ensino mais próxima de você aqui no Brasil que já aplica esse método.

E o que Waldorf tem a ver com o Hai África? Simplesmente tudo! Optamos por aplicar essa pedagogia entre os nossos babies e estamos investindo muito nisso. A educação humanizada tem o poder de mudar muitas vidas e contamos com o seu apoio para transformar a vida das nossas crianças também.