Nosso Laboratório Reformulado e Gratuito

Image for post
Image for post

– Uma rede social BRASILEIRA? Improvável!
– Uma rede social SEM anúncios? Improvável… #odilemadasredes
– Uma rede social que SEMPRE entrega o conteúdo dos criadores? Im-pro-vá-vel 😮

Uma rede social brasileira, sem anúncios e que sempre entrega o conteúdo dos criadores parece um efeito colateral do gerador de improbabilidade infinita, mas ela existe de verdade: Hotmart Sparkle! — E nós estamos lá!

Criamos a comunidade “Programação Mais Dinâmica”, nosso laboratório gratuito com muito conteúdo exclusivo — inclusive, divulgação de vagas e cursos completos produzidos por Kizzy e Hallison!

Inclusive cursos completos!

🔥 Faça parte da comunidade: https://bit.ly/pgsparkle


Respondendo dúvidas de inscritos #4

Image for post
Image for post

O tema hoje não é bem uma dúvida, porque o autor do comentário que serviu de inspiração não fez uma pergunta 😅. Contudo, é uma explicação muito pertinente que vai servir como esclarecimento para o Juam Sousa e para muitas outras pessoas.

Image for post
Image for post

Opa, não é inútil, não!

Os arquivos de imagem que abrimos em qualquer programa (JPG, PNG, BMP etc) são, em sua essência, os valores e posições dos pixels! E isso poderia, sim, ser escrito como em um arquivo de texto. A importância de discussões como a que tivemos no vídeo "O que é uma Imagem?" …


Respondendo dúvidas dos inscritos #3

Image for post
Image for post

Lá no canal, me perguntaram sobre como aprender algoritmos, um tema que eu gosto muito e que tem vídeos requisitados. Como já vi essa pergunta se manifestando outras vexes, vou deixar aqui uma resposta para referência:

Image for post
Image for post

Eu aprendi bastante sobre algoritmos e estruturas de dados implementando todos os problemas clássicos várias vezes em várias linguagens diferentes. Me lembro de quando estava aprendendo a programar em Objective-C, uma linguagem com uma sintaxe bem diferente do que eu estava acostumado, ter passado horas no laboratório Visgraf estudando sobre a linguagem e implementando árvores e seus algoritmos. À época, 2012, eu estava iniciando minha iniciação científica no IMPA e cursando a disciplina de estruturas de dados no IME. …


O QUE quero fazer vs QUEM quero ser

Image for post
Image for post

ESTABELECI 12 METAS PARA 2019 e não cumpri nem 1 terço delas. Apesar disso, 2019 foi um ano de muitas realizações. Ano após ano, tenho tido oportunidades de viver experiências que eu não poderia ter antecipado e que, frequentemente, me fizeram abrir mão de algo que eu havia previsto.

Uma imersão artística de seis meses no Museu do Amanhã desenhando o futuro da humanidade em Marte?

Primeira turma do curso Ciência de Dados Aplicada do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)?

Uma proposta de trabalho em uma Start-up de Inteligência Artificial em fase de expansão?

Nenhum daqueles doze ítens contemplava qualquer uma dessas coisas, que não tinham como ser imaginadas à época. Hoje, eu conto cada uma delas como uma grande realização, ainda que tenham postergado outras. …


Image for post
Image for post

Nossa experiência com o novo curso de dados do IMPA

De agosto a novembro de 2019, Kizzy e eu fomos alunos de curso livre na disciplina Ciência de Dados Aplicada no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Esta foi a primeira vez que esse curso foi ministrado no instituto e o professor da disciplina foi o pesquisador Vitor Rolla, pós-doutorando do laboratório Visgraf. Mesmo com a vida muito agitada em meio aos trabalhos e o canal, não queríamos deixar passar essa oportunidade, então demos as mãos e seguimos. Valeu a pena!

O Conteúdo

O conteúdo da disciplina era bem atual e bastante amplo. Em um período de 4 meses, estudamos 4 grandes tópicos. O cronograma abaixo, apresentado pelo professor na primeira aula, dá um panorama sobre essa divisão. …


Respondendo dúvidas dos inscritos #2

Se você já se deparou com esse pequeno trecho de código, mas não faz ideia da sua necessidade, seus problemas acabaram! Motivados pela pergunta do Bruno Martins, em nosso canal, resolvemos respondê-la aqui de forma mais completa.

Image for post
Image for post

Antes de tudo, para compreender melhor este assunto, é importante que você saiba o que são módulos em Python e como eles podem ser importados. Abaixo, deixo um vídeo para você aprender ou revisar o tema.

Quando importamos um módulo em Python, cada linha escrita no arquivo é lida e interpretada. Esse passo é importante para que todas as definições que estão no módulo fiquem disponíveis para nosso uso, sejam elas variáveis, classes, funções ou outro tipo de elemento. …


Image for post
Image for post

Respondendo dúvidas comuns dos inscritos #1

Recebemos uma pergunta do usuário “João Victor Assis”, que costuma ser uma dúvida comum a muita gente, por isso, resolvemos responder com este texto, de forma mais contextualizada e publicar para quem mais quiser saber.

Image for post
Image for post

Apesar de ser "fora do contexto" do vídeo sobre o algoritmo MergeSort, a dúvida está totalmente dentro do contexto Programação Dinâmica! Para acompanhar nosso conteúdo, se inscreva no canal ;)!

Se você quiser mergulhar na Ciência de Dados profissionalmente, vai acabar lidando com as duas linguagens em algum momento. …


Image for post
Image for post

Para além de um Curso de Produção para Youtube

Quando Kizzy e eu decidimos que levaríamos a atividade no Youtube para além de um hobby, começamos a procurar por cursos que pudessem nos ajudar a melhorar a qualidade daquilo que produzíamos. Nossa expectativa era ter alguns direcionamentos quanto a enquadramento, postura corporal, iluminação, edição, roteiro, dentre outros aspectos envolvidos na produção de conteúdo audiovisual para a internet.

Apesar de não termos nenhuma referência próxima, o curso de Produção AudioVisual para Youtube da Academia Internacional de Cinema (AIC) parecia ter um programa alinhado aos nossos anseios. Além disso, a mini-bio da professora, Emy Lobo, indicava as qualificações técnicas em que estávamos interessados. Após ponderar os riscos do investimento, decidimos que apenas um de nós faria o curso, reservando o tempo pós aula para discutirmos o conteúdo ensinado e sua aplicação em nosso canal. …


Image for post
Image for post

Novidades e nuances de uma linguagem moderna

Variáveis constituem um conceito fundamental dentro dos paradigmas mais comuns de programação. Na linguagem Kotlin isso não é diferente, pois é nos valendo de variáveis que conseguimos armazenar valores para utilizá-los e reutilizá-los posteriormente em nossos programas.

O processo de declarar variáveis, apesar de ser uma operação elementar, pode apresentar suas nuances, principalmente para quem vem de um histórico de trabalho com linguagens mais antigas e tradicionais, como C++ ou Java, ou com muita flexibilidade na alocação dos recursos, como Python ou Lua.

VAL ou VAR?

Pela introdução, você já deve ter percebido que as variáveis precisam ser declaradas antes de seu uso. Dependendo das restrições que você precisa impor sobre os seus valores no seu programa, você pode optar entre as palavras reservadas var ou val. …


Image for post
Image for post

“Ao deixarmos com orgulho nossos lares,

nós dizemos com fé e emoção

a Marinha sempre forte pelos mares

é o desejo de nossos corações”

Esta é a estrofe inicial do Hino do Colégio Naval, cujo primeiro verso não poderia ter sido melhor escolhido. Aos 15 anos de idade, eu deixava a casa dos meus pais para conviver, em internato, com centenas de outros jovens que partilhavam do mesmo objetivo: ser oficial da Marinha do Brasil. Sonhara com este momento desde os meus 7 anos, quando comecei a frequentar navios nos finais de semana em que meu pai se encontrava de serviço. Nos meus sonhos, projetava o meu futuro como almirante. …

About

Hallison Paz

Pesquisador em Computação Visual| Creator @Programação Dinâmica

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store