Por aí — epílogo
Aug 26, 2017 · 2 min read
09 de julho — na manhã fria de inverno, cá estava eu de volta ao Brasil, depois de mais de três meses de aventura, muito aprendizado e muita história para contar.
A série ‘Por Aí’ nunca almejou ser “um guia de como viajar pelo mundo”; ao contrário, desorganizadamente tentei compartilhar algumas experiências, encrencas e surpresas que passei por aí. Num apanhado geral, aqui vão algumas dicas:
- Planeje. Já fazia alguns planos + reservas há alguns anos. O que não fiz e sugiro que você faça quando for viajar: Trace itinerários/ roteiros turísticos das cidades que planeja ir antecipadamente e programe atividades para (a) dias de chuva; (b) dias de muito calor; (c ) dias de muito frio. Em três meses passei por todas essas situações e tive que improvisar muita coisa. Seja mais esperto(a) que eu e já tenha as cartas na manga.
- Poupe recursos. Se a viagem for longa, vai ser difícil transportar compras feitas viagem. Use e abuse do transporte público sempre que puder. Hostels e Ibis podem te poupar uma grana, muitas vezes sem nem mesmo sacrificar nenhum conforto. E por falar nas verdinhas, leve dinheiro em espécie, de preferência moedas fortes como Euro, Dólar e Libra. Aí você troca pela moeda local, sem perdas financeiras. *JAMAIS* utilize os serviços de câmbio de aeroportos: as taxas e cotações tendem a ser muito ruins.
- SIM Cards fazem a diferença. Foi de grande valia possuir internet móvel durante a viagem, especialmente para ajustar imprevistos no roteiro.
- Visitar o local antes da viagem é um privilégio, mas de grande valia. Já estive em alguns dos países anteriormente e isso me ajudou na familiarização de vocabulário, costumes, funcionamento do transporte público e atrações turísticas. Como já conhecia algumas coisas, poupei tempo.
- Não me arrependo de ter misturado minha paixão por Ciência e Engenharia com a viagem (participei de aulas e meetups, palestrei em alguns eventos e fui voluntária em outros). Era parte dos meus planos. Monte um roteiro que te agrade; conciliei a maior parte das coisas que gosto de fazer (locais para caminhada, passeios de trem, locais tranquilos para ler e programar, trilhas, etc). O TripAdvisor e similares vão te ajudar (e muito) a escolher opções que se enquadram no que você curte.
Passou rápido, já estou com saudades de alguns lugares e mal posso esperar para voltar. Não vou negar que senti saudades de um bom café brasileiro e da minha estante recheada de livros!
Para você que leu essa série de posts, muito obrigada e nos vemos ‘por aí’! Até mais!
Agradecimentos especiais: B.C, V. R. e I. R.
