40 Followers
·
Follow

Há pouco mais de um ano, em agosto de 2019, foi inaugurado o complexo de estúdios MG4, da Rede Globo de Televisão. Um ano de novas produções feitas na casa nova, com a mais moderna tecnologia disponível, tanto em equipamentos quanto na construção de um edifício muito desafiador e inovador.

Com mais de 26mil m² de área construída, o módulo de gravação 4, MG4, abriga 3 novos estúdios. …


Desafios da era digital sobre as edificações.

Hoje, a capacidade para videoconferências se tornou praticamente um requisito e logo um desafio. Será que acústica pode ajudar aí?

Com mais de 4 bilhões de pessoas online* e cada vez mais flexibilidade das ferramentas digitais, as formas de interação não param de se atualizar, já os espaços que habitamos têm dificuldade de acompanhar esse ritmo. A construção de espaços na internet e mundo físico tem semelhanças, mas essa dupla se desentende quando não são planejadas em compatibilização.

Edifícios de diversas tipologias estão se reinventando, hoteis convertendo suites em homeoffices e médicos realizando atendimento pelo “consultório virutal”. Escolas, enquanto preparam nosso futuro com novas gerações, são um exemplo de edificações cujas salas muitas vezes não estão prontas para este futuro. A era digital exige atualizações na arquitetura, além de capacitação e acessibilidade. No caso desta escola no interior do Ceará, chegaram a utilizar o rádio para transmitir aulas aos alunos sem acesso à internet.

Já o aumento de videoconferências, evidenciou desafios construtivos em salas que não foram projetadas para este propósito. O Google Meets anunciou este recurso para redução de ruídos de fundo em vídeo chamadas, mas ainda assim, a acústica das salas é uma necessidade, protagonista. Inteligibilidade, infraestrutura e privacidade (ruídos intrusivos de pessoas, pets e vizinhos), são interdependentes, uma vez que um bom microfone não basta se a acústica do espaço não for adequada. …


Tenho me perguntado o que faz a Harmonia estar passando por essa crise, causada pela pandemia da COVID-19, não com tranquilidade, mas com equilíbrio. Este questionamento se intensifica quando ocorrem simultaneamente a ele, em meus pensamentos, outros desafios pelos quais a Harmonia tem vivido este ano. Um deles foi a enchente sofrida pela Vila Leopoldina, bairro onde fica nosso escritório, no último dia 10 de fevereiro. Na ocasião, nosso laboratório foi inundado e, por uma sorte incrível, nossos equipamentos mais caros sobreviveram.

Essa inundação gerou um movimento rápido de adaptação a uma situação provisória: o pessoal do laboratório foi imediatamente acolhido em nossos dois outros espaços que ficam em andares superiores; como perdemos computadores, muitos colaboradores tiveram que trazer seus notebooks pessoais, enquanto comprávamos novas máquinas; nos primeiros dias pós enchente, a situação no prédio estava caótica e ficamos cerca de uma semana com pouca ou nenhuma internet, o que nos forçou ao trabalho remoto intermitente, durante esse período. …

About

Harmonia

Acoustics consultancy company | We believe that sound shapes the world | www.harmonia.global