Devemos classificar o desempenho acústico de habitações no Brasil?

Harmonia
Harmonia
Jul 23 · 3 min read

Através da audição nos comunicamos, nos divertimos, nos protegemos. Este sentido que nunca desliga nos permite conectar pessoas e idéias.

E o fato de nunca desligar torna mais difícil perceber a influência que tem no nosso dia a dia. Dentre outras, questões relacionadas à qualidade do sono estão entre as que mais impactam nossa saúde. São necessárias condições mínimas para que a restauração física e mental aconteça. E neste sentido, a maneira que projetamos e construímos nossos edifícios impacta diretamente nossa saúde.

A maneira de projetar e construir os edifícios tem impacto na saúde dos futuros moradores

O isolamento acústico era um elemento muito pouco considerado em projetos residenciais até 2013, quando entrou em vigor a NBR 15575, também conhecida como norma de desempenho. Esta norma estabelece diversos requisitos de desempenho acústico de habitações, como por exemplo conforto térmico, lumínico, segurança e acústica.

Os requisitos acústicos desta norma seguem procedimentos ISO de medição, e apresenta critérios mínimos obrigatórios para tornar possível a avaliação. Em um anexo informativo, são indicados dois níveis de atendimento além do mínimo, o nível intermediário e superior.

Apesar de toda a divulgação que a norma de desempenho teve nos últimos anos, ainda não parece claro para o público em geral o que estes critérios realmente significam. O atendimento aos requisitos mínimos não garante que o desejado conforto acústico seja obtido.

Neste cenário surge a necessidade de tornar mais claro o que cada requisito representa em termos de conforto. Nos últimos anos a Europa se mobilizou neste sentido buscando harmonizar os requisitos utilizados pelos países membros da União Européia e propôs um sistema de classificação acústica mais intuitivo. Este sistema proposto é resultado do programa “COST action TU0901”, que publicou dois volumes que divulgam os resultados. (Clique aqui para obter os documentos).

Baseado no resultado deste trabalho, que já está em discussão na ISO para se tornar um documento técnico internacional, foi proposto um novo esquema de classificação acústica para residências. Este artigo foi publicado no Internoise de Madri 2019 e apresenta procedimentos para obter níveis de atendimento em classes A até F, utilizando degraus de 4dB entre classes.

Para ter uma ideia de como este sistema funcionaria, foi utilizada uma base de dados de medições reais de campo realizadas nos últimos três anos e foi indicada a porcentagem de classificação em cada uma das classes propostas, como na imagem abaixo seguida de legenda explicativa:

Tabela com proposta para ruído aéreo entre unidades

Este sistema teria algumas vantagens como o entendimento mais intuitivo e classes mais estreitas, tornando mais fácil subir de nível na classificação com degraus de 4dB.

Uma única exceção para o degrau de 4dB foi realizada para o ruído de impacto, que tem níveis muito abaixo dos utilizados internacionalmente e se mostrou necessária uma classe F mais larga, de 10dB, como pode ser observado na figura abaixo:

Tabela com proposta para ruído de impacto entre unidades

Para trabalhos futuros, foram propostos no artigo pesquisas de satisfação dos usuários em cada classe proposta além da elaboração de um selo que torne mais claro o significado de cada classe. A seguir uma imagem do selo de classificação acústica em vigor na Turquia, que seguiu as indicações propostas no documento “COST Action 0901”.

Selo do Sistema de Classificação Acústica (SCA) da Turquia.

Para um entendimento mais completo da proposta é indicada a leitura do artigo completo. É possível obter a versão em português do artigo clicando aqui e a versão original em inglês apresentada no Internoise de Madri clicando aqui.

Foi apresentada uma proposta de classificação acústica de habitações que torna compreensível para o público em geral o nível de desempenho acústico que receberá quando adquire seu imóvel. Acreditamos que este estudo possa fomentar discussões na ABNT neste momento em que a norma de desempenho passa por sua revisão periódica.

Marcos Holtz


O som molda o mundo

www.harmoniaacustica.com.br

Harmonia

Written by

Harmonia

Acoustics consultancy company | We believe that sound shapes the world | www.harmonia.global

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade