Harmonia SoundLab

Acústica além dos números

Harmonia
Harmonia
Dec 2, 2019 · 5 min read

A audição é um dos sentidos mais importantes, e o som é capaz de gerar reações muito poderosas nos seres humanos, informando como eles interagem e interpretam o ambiente ao seu redor. É natural da nossa biologia ouvir um cenário acústico e conseguir percebê-lo como incômodo, agradável, forte, suave, ou qualquer outro adjetivo que nos permita descrever um som.

No âmbito da acústica, a abordagem é outra. Ao invés de adjetivos ou sensações, diversos descritores acompanhados de valores numéricos são usados para avaliar a qualidade sonora de uma sala, ou a perda de transmissão sonora de uma fachada, por exemplo. Estes descritores, tão habituais no âmbito profissional, normalmente, são totalmente desconhecidos pela população. Apesar de todas as explicações contidas em um relatório, explicando que uma sala de aula possui um STI de 0.7, um teatro apresenta um C80 de 1.5 dB, ou uma fachada tem um isolamento a ruído aéreo de 20 dB, estes descritores e números estão desconectados da experiência mais importante para os usuários destes ambientes: Ouvir.

Ouvir é o aspecto mais primitivo da acústica. Com o avanço de modelos computacionais em acústica, especialmente neste século, tornou-se possível a disseminação e evolução da área de acústica virtual e auralização. Brevemente, auralização significa tornar algo audível, e acústica virtual consiste em simular computacionalmente algum cenário acústico, que permite que o usuário ouça como ele vai soar, até mesmo antes de ser construído! Não apenas como vai soar, mas também como soou, pois nestes ambientes virtuais é possível simular como era ouvir uma tragédia grega em um anfiteatro de 500 a.C, ou participar de um culto religioso em uma catedral gótica de 800 anos atrás! Acústica virtual é o passado, o presente e o futuro.

A Acústica Virtual permite vivenciar a experiência sonora de um espaço que já não existe mais, ou ouvir como vão soar aqueles que ainda serão construídos.

A acústica virtual surge como ferramenta para dar suporte a vários desses impasses, ela consegue transformar os números em sensações auditivas, em que qualquer um pode ouvir e tomar as próprias decisões.

Nas cidades contemporâneas, a poluição sonora tornou-se um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, morar em uma residência onde se possa ter uma noite de sono confortável tornou-se um luxo. No processo de tomada de decisão sobre a compra de um novo apartamento, a construtora poderia mostrar relatórios com os descritores de isolamento acústico correspondentes ao futuro apartamento. Mesmo que este documento comprovasse que o projeto cumpre com os critérios acústicos da norma brasileira de desempenho, provavelmente isso seria irrelevante para o comprador saber se vai dormir bem ou não. Mas e se ele pudesse ouvir como é o isolamento da parede do seu possível novo imóvel? Finalmente, ele poderia ter uma opinião mais precisa sobre a acústica do ambiente e usá-la como argumento para a sua decisão de compra. Já a construtora, poderia tomar uma melhor decisão de investimento se pudesse ouvir qual a diferença entre a sensação auditiva de aplicar a janela A ou B em um empreendimento.

Pensando na humanização do conhecimento, e na melhoria da tomada de decisões de clientes, a Harmonia construiu o SoundLab, um espaço high-end de experiências virtuais acústicas pouco comum no Brasil e no mundo, projetado cautelosamente para se ter um som realístico e equilibrado.

SoundLab é o nome dado para a sala de audição da Harmonia, uma sala normatizada pela ITU 1116. Projetada para ocupar a lacuna que existe entre os números e a percepção sonora, a sala pode proporcionar diversos usos e possibilidades. Alguns dos principais produtos são:

Isolamento acústico

Auralização do isolamento sonoro entre ambientes, com enfoque especial na norma de desempenho ABNT NBR 15575: nível mínimo, intermediário e superior de isolamento a ruído de impacto e aéreo de fachadas e de vedações entre unidades.

Como soa a vizinha do andar de cima andando de salto em cima do meu apartamento? O que ouço quando tem uma festa no salão de festas no prédio? Ou então, será que o cachorro do vizinho vai me incomodar muito quando late? E o ruído de tráfego urbano enquanto estou dormindo com as janelas fechadas? Essas são situações que podem ser criadas no SoundLab.

Condicionamento acústico

Simulações auditivas de como vai soar alguma fonte sonora dentro de um ambiente com determinados tipos de materiais. Aqui podemos simular salas de aula, escritórios, salas de reunião, teatros, salas de concertos, restaurantes, templos religiosos, entre muitos outros.

Como vai ser a inteligibilidade de uma sala de aula com o forro A ou B? Como é ouvir um violino tocando em uma sala de concertos que será construída? Ou o quão confortável será o novo escritório que está sendo projetado? As possibilidades são muitas, permitindo a simulação de diversos usos e tipologias de edifícios.

Acústica ambiental

Se trata de simular auditivamente cenários acústicos de propagação em ambientes abertos. Por exemplo, o ruído incidente na fachada de um empreendimento (classe de ruído) e intervenções para mitigação do ruído.

Pode-se ouvir então, o quanto uma barreira acústica à beira de uma rodovia ajuda no conforto de um condomínio próximo. Ou como vai diminuir o ruído em uma avenida que teve uma faixa de carros substituída por uma ciclovia. Ou quem sabe você tem interesse em ouvir o ruído que incide na varanda de seu futuro novo apartamento?

A diversidade de cenários é praticamente ilimitada: aviões, carros, trens, conversas, TV, rádio, festas, equipamentos, instrumentos musicais, passos, crianças, aula, palestra, ou qualquer fonte sonora que se tenha interesse, em qualquer ambiente. Seja existente ou apenas em projeto. O SoundLab tem o tamanho da nossa imaginação ou necessidade.

O SoundLab da Harmonia tem como objetivo reproduzir diversos tipos de cenários acústicos da forma mais realista e imersiva possível

A acústica virtual e o SoundLab descomplicam o conhecimento técnico, transformando números de relatórios em sons de simples compreensão

Algumas especificações técnicas do Harmonia SoundLab:

  • Segue critérios de norma (ITU 1116) de salas de audição (Listening Room)

Tem interesse em conhecer o SoundLab? Agende um horário conosco aqui.

Você pode descobrir um pouco mais sobre esse tema e o SoundLab em uma conversa descontraída e informativa no nosso primeiro episódio do OndaPod, o Podcast da Harmonia.


Ondas moldam o mundo

harmonia.global

Harmonia

Written by

Harmonia

Acoustics consultancy company | We believe that sound shapes the world | www.harmonia.global

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade