Projeto Acústico | Complexo de Estúdios MG4

Harmonia
4 min readSep 16, 2020

--

Há pouco mais de um ano, em agosto de 2019, foi inaugurado o complexo de estúdios MG4, da Rede Globo de Televisão. Um ano de novas produções feitas na casa nova, com a mais moderna tecnologia disponível, tanto em equipamentos quanto na construção de um edifício muito desafiador e inovador.

Com mais de 26mil m² de área construída, o módulo de gravação 4, MG4, abriga 3 novos estúdios. Com esta construção, os Estúdios Globo, anteriormente conhecidos como PROJAC, se tornam o maior complexo de gravação da América Latina. O novo prédio conta também com espaços de apoio para armazenagem, produção e salas técnicas.

Seguindo padrões de estúdios internacionais, o projeto acústico definiu os critérios e soluções de condicionamento e isolamento acústico semelhantes aos utilizados nos melhores estúdios do mundo. Em um projeto dessa natureza, é preciso atenção nos detalhes e um grande alinhamento com as expectativas do cliente. Outra premissa do projeto era a flexibilização do estúdios de maneira a permitir eventuais aberturas para um espaço lateral externo, onde podem haver gravações ou até mesmo a construção de cidades cenográficas.

Complexo de Estúdios MG4

Os estudos começaram pelo isolamento ao ruído externo uma vez que na região há tráfego intenso de helicópteros. Foram realizadas medições no local buscando caracterizar os níveis de ruídos incidentes nas fachadas e cobertura do prédio. Esses dados serviram de entrada para cálculo de isolamento e especificação das envoltórias dos estúdios.

Para atendimento ao critério de ruído de fundo foi definida a curva critério NC 25. Para evitar que ruídos intrusivos atrapalhassem as gravações foram utilizados os níveis sonoros máximos obtidos nas campanhas de medição, adicionados de uma margem de segurança.

A solução de projeto para as vedações verticais foi a utilização de paredes de concreto maciço com espessuras que variavam por questões arquitetônicas e estruturais, mas que deveriam atender ao desempenho mínimo Rw=62dB. Vale destacar que quaisquer aberturas ou portas que estavam previstas deveriam atender esse mesmo critério. Nas portas principais foram utilizadas Elefant Doors, como descrito adiante. Nas demais, sempre o acesso se deu através de dois sets de portas formando antecâmaras, os chamados “Soundlocks”.

Para a solução de cobertura foram utilizadas lajes de concreto associadas a um sistema de telhas zipadas e camadas de lã mineral. O isolamento acústico deste sistema também foi dimensionado para Rw=62dB..

Os estúdios acompanharam também as mudanças de contexto da produção audiovisual e de conteúdo. Com o fortalecimento do streaming a linguagem das novelas e séries mudou. A novela “Amor de mãe” foi toda filmada no MG4 e já acumula recordes de audiência via streaming, chegando a superar a audiência tradicional.

A flexibilização dos espaços, como já exposto, era algo muito importante para o cliente. As paredes laterais frontais à cidade cenográfica deveria permitir sua demolição e reconstrução de maneira fácil e rápida. Foram realizados estudos de viabilidade utilizando painéis pré moldados e drywall. Por conta do seu baixo custo e rapidez de instalação o drywall foi escolhido, com um sistema especial acústico separativo de dupla estrutura.

Os novos estúdios são os maiores de todo o complexo. Isso se deu porque o cliente queria que fosse possível montar toda a estrutura cenográfica de uma novela e deixá-la montada por todo o período de produção, aproximadamente 9 meses. Buscando otimizar as gravações, as portas de acesso principal ao estúdio deveriam ser grandes o suficiente para a locomoção das estruturas cenográficas inteiras, sendo possível transporte entre os estúdios sem desmontar os cenários.

Esse foi um dos pontos mais críticos do projeto. As chamadas “Elephant doors” tem dimensões impressionantes, chegando a 80m². Como a premissa de uma porta única, ou seja, sem antecâmaras, o desafio era encontrar uma porta com as dimensões e desempenho acústico necessários. Outros aspectos, como custo, manutenção, prazos e importações, foram levados em conta. A solução encontrada atendeu todas as expectativas do cliente, como o atendimento aos critérios de isolamento acústico e de outras necessidades de ordem prática. Como exemplo podemos citar a ausência de um trilho inferior, que foi possível através de um engenhoso sistema que utiliza o próprio peso de 20 toneladas da porta para criar uma vedação na parte inferior.

Outro ponto crítico do projeto foi o projeto dos equipamentos de climatização, que deveriam atender os critérios de ruído de fundo. A velocidade do ar baixíssima foi obtida através da definição de dutos generosos, que permitem um movimento silencioso do ar. Além disso, atenuadores de ruído, paredes e lajes de concreto e equipamentos silenciosos completaram a solução.

Um estúdio dessa dimensão também precisa de uma infraestrutura muito robusta de elétrica e hidráulica. Detalhamentos específicos para vedar e isolar estes pontos de contato foram desenvolvidos, especialmente na passagem de cabos de elétrica e na calhas de coleta de água.

Os revestimentos fonoabsorventes também precisavam ser discretos e resistentes. Foi definido um revestimento em fibra de madeira mineralizada pintado de preto, complementado por camadas de lã mineral para as paredes e teto. O revestimento acústico ainda desempenha uma função curiosa, servindo de proteção extra ao retorno de ar condicionado.

Em um projeto dessa dimensão, a comunicação entre os projetistas é fundamental, as soluções precisam estar alinhadas e de acordo com as necessidades de todos. A experiência neste projeto demandou muito das nossas equipes, com viagens ao Rio e muitas reuniões e entregas, que levou 5 anos do primeiro esboço ao dia de inauguração. O resultado é o que imaginávamos, um padrão à altura das novelas, séries e programas das produções do grupo Globo.

Áreas do projeto e um passeio pelo complexo MG4 estão disponíveis aqui.

Mais projetos da Harmonia podem ser conferidos em nosso site e instagram.

___

ondas moldam o mundo
___

Texto: Haryadne Carniel
Imagens: Divulgação/TV Globo

--

--

Harmonia

Acoustics consultancy company | We believe that sound shapes the world | www.harmonia.global