Ruídos percebidos na sua residência: quais incomodam mais?

Harmonia
Harmonia
Oct 31 · 4 min read

Quando estamos em casa, na esperança de relaxar depois de um dia de trabalho, nos deparamos com diversos ruídos originados nos vizinhos do andar de cima, do lado, dos corredores, do lado de fora … Enfim, ruídos estes que perturbam nosso sossego e saúde.

Com o intuito de avaliar o desempenho acústico das edificações surgiu há mais de 5 anos a norma de desempenho ABNT NBR 15575 que contém requisitos mínimos de isolamento acústico ao ruído aéreo de paredes internas e externas (fachadas), ao ruído de impacto e aéreo de pisos, entre outros.

Dentre tantos requisitos abordados na norma, questiona-se sobre qual desses “tipos de ruído” causa maior incômodo aos residentes. A resposta pode nos dar um horizonte sobre qual destes fenômenos demanda mais atenção, informação importante neste momento em que a norma passa pelo processo de revisão.

Para descobrir isso, foi realizada uma pesquisa com mais de 120 brasileiros, residentes em edifícios.

Na Etapa 1 da pesquisa, a abordagem foi realizada por meio de perguntas abertas questionando as pessoas sobre os ruídos que mais as incomodavam, sendo estes vindos do apartamento de cima, de baixo, do lado, do corredor ou das áreas externas.

Nesta fase muitas palavras surgiram para indicar os ruídos mais incômodos, como conversa alta, música, batidas de portas e janelas, reformas, sistemas hidrossanitários, alarmes, atividades sexuais, arrastar de móveis, queda de objetos, crianças, elevadores, bichos de estimação, indústria, bares, etc.

Dessa sopa de palavras, foram selecionadas aquelas mais recorrentes utilizadas para caracterizar os ruídos incômodos provenientes dos vizinhos. Essa seleção compôs o questionário da Etapa 2, onde as pessoas eram questionadas quanto ao nível de incômodo com relação a cada ruído, levando em conta o local de origem.

Ao final, as pessoas precisavam ranquear os grupos de ruído (ruídos provenientes do apartamento do lado, do apartamento de cima, das áreas de circulação e das áreas externas) quanto ao incômodo.

Como resultado, os ruídos provenientes do lado externo representam maior incômodo às pessoas, o que está associado ao critério da norma de desempenho para fachadas. Isso leva a uma discussão da aplicação atual da norma ser só para dormitórios. Seria interessante considerarmos a aplicação da norma para os outros ambientes de uso das residências, como salas, por exemplo?

Destaca-se também que, dentre as fontes citadas como incômodas, provenientes do lado externo, a campeã é ruído de obras seguida de ruído de tráfego. Isso acende um alerta para a questão de que não temos legislações específicas para estes casos, na maior parte do Brasil.

Os resultados também apontaram que ruídos provenientes do apartamento de baixo não são um problema e que os ruídos provenientes do apartamento de cima ficam em segundo lugar quanto ao nível de incômodo.

No caso dos ruídos provenientes do apartamento de cima, ressalta-se que as mais faladas foram as fontes de ruído de impacto (passos, queda de objetos e arrastar de móveis). Isso indica que os critérios de desempenho de pisos para ruídos de impacto merece maior dedicação no momento que os critérios para ruído aéreo.

Em terceiro lugar no ranking vem os ruídos provenientes das áreas de circulação, onde se destaca o ruído dos elevadores e por último vem os ruídos que tem origem no vizinho do lado. No caso deste último, um aspecto importante é que, dentre as palavras utilizadas para descrever os ruídos incômodos, relacionados a esse local de origem, aparecem batidas de portas e janelas e louças na pia que sinalizam uma possível necessidade de se avaliar isolamento ao ruído de impacto de paredes.

Este trabalho terá continuidade com mais avaliações, mas já espera-se que esses resultados possam contribuir para a revisão e melhor conformidade da norma de desempenho de acordo com a necessidade e saúde dos brasileiros.

Mais detalhes deste estudo são encontrados no artigo publicado, que pode ser lido aqui!

http://www.ica2019.org/


Talita Pozzer

Ondas moldam o mundo.

harmonia.global

Acoustics consultancy company | We believe that sound shapes the world | www.harmonia.global

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade