Como podemos eliminar a burocracia na nossa revolução?
Uma das coisas que nunca aceitaremos abrir mão é de eliminar a burocracia que envolve todo o processo ao redor de um seguro. Como vocês devem imaginar, essa não é a tarefa mais fácil do mundo. Quando conversamos com o mercado sobre a disrupção que queremos fazer, algumas vezes viramos até motivo de piada.
"Olha, isso é o que todos nós estamos tentando fazer nos últimos 20 anos. Se você conseguir, garoto, depois volta aqui pra nos ensinar! ha-ha-ha".
Irônicos. Fazem piadas como quem pensa que, por sermos jovens, não poderíamos ensinar nada aos veteranos do mercado. Ou que, por simplesmente já terem falhado anteriormente, as próximas tentativas serão sempre mal sucedidas.
Eu não me desmotivo com isso, pelo contrário, entendo que seja natural pessoas que não viram nada mudar numa indústria pelos últimos 20 ou 30 anos, agora desconfiarem que se alguém tentar fazer a disrupção, irá falhar novamente. Convenhamos que se fosse mesmo fácil, já teria acontecido há muito tempo.
A verdade é que, quando digo que vou fazer coisas novas nesse mercado, as pessoas me olham como se eu fosse um E.T. que não entende absolutamente nada do que está falando, e indagam: já viu como funciona a regulamentação? — Como se eu não tivesse feito a lição de casa.
Antes eu até tentava argumentar, dizendo: "sim, já vi, mas você já estudou como Uber e Airbnb venceram as barreiras regulatórias em seus mercados? O lobby hoteleiro e o de transporte eram muitos fortes nos EUA (e ao redor do mundo), mas essas empresas mostraram que era perfeitamente possível inovar e fazer as coisas direito desde que a sociedade e os reguladores entendessem seus negócios e estivessem dispostos a debater sobre o assunto". Inútil. A resposta padrão era: "sim, garoto, mas isso lá nos EUA, aqui a história é outra". Então decidi parar de tentar dar explicações e apenas partir para execução.
A verdade é que, para eliminar a burocracia à curto prazo, você não precisa necessariamente acabar com ela. Você pode entregar apenas uma PERCEPÇÃO de pouca burocracia. O despachante é um ótimo exemplo disso. Hoje em dia essa profissão não é mais tão popular, mas ela é muito antiga no Brasil. Não tenho certeza se há despachantes em outros lugares do mundo, mas acho que é um negócio tipicamente brasileiro, pelo óbvio. A função do despachante é eliminar a burocracia da sua vida, sem necessariamente fazer com que ela acabe. Você contrata um despachante e, milagrosamente, ele resolve tudo para você relacionado a documentação de viagens, automóveis, etc, e te entrega apenas o que você queria. A sua percepção de burocracia se torna zero, mas isso não significa que ela tenha realmente acabado.
Nós vamos começar assim. Seremos um mix de seguradora com despachante. Enquanto a experiência do usuário se torna incrível, nós vamos estar lá, por trás das câmeras, absorvendo a burocracia de todo mundo junto. Imprimindo documentos, enviando pelos correios, carimbando folhas, colocando clips, tirando clips, e assim por diante. Já me canso só de imaginar! Hahaha.
Mas é o jeito que temos para começar a mudar as coisas. Obviamente vamos lutar com força para que os órgãos reguladores compreendam a inovação e se adaptem aos tempos modernos, mas enquanto isso não acontece, vamos trabalhando com um mouse numa mão e um carimbo na outra!
A gente espera, verdadeiramente, que vocês nos ajudem a jogar esses carimbos fora, mas até lá, nós vamos encarando isso como parte da missão.
