Como uma dor nas costas mudou minha vida (e pode mudar a sua) — Artigo 1

Perfil do paciente

Healfies Brasil
2 min readSep 25, 2017

--

Luiz* tem 43 anos, sexo masculino, hábitos alimentares comuns, um pouco sedentário e acima do peso, sem condições crônicas relevantes, não fumante.

Recentemente passei por uma experiência que ressignificou muita coisa na minha vida. Duas palavras, em especial, ganharam significados totalmente diferentes: prevenção e câncer. Por mais que eu fosse preocupado com minha saúde, eu ainda era daquelas pessoas que acreditava que essas coisas estavam muito distantes da minha realidade. Acontece que não estavam.

Como tudo começou

Eu estava investigando uma forte dor nas costas que culminou em uma crise de dor aguda. Já havia passado por alguns consultórios médicos e eliminado a possibilidade de pedras no rim ou algo relacionado à coluna.

Cheguei num ponto em que a dor até começou a aliviar, mas outro sintoma começou a surgir: meu intestino passou a não funcionar direito.

Estava com muita dificuldade de ir ao banheiro. Comia muito mais do que eliminava. Por consequência, depois de algum tempo comecei a ficar com a barriga estufada.

História pregressa

Alguns dias depois me dei conta que isso já havia acontecido com menos intensidade outras vezes. Eu havia reclamado para minha esposa de algumas constipações, excesso de gases e mudanças nos meus hábitos de evacuação. Ela havia sugerido sutilmente que eu investigasse ou fizesse algum exame. Distraído com a rotina intensa do trabalho e com a crença de que os sintomas desapareceriam aos poucos, fui procrastinando qualquer investigação.

Nesse ponto me arrependi de não ter feito anotações no Healfies (heafies.com — meu prontuário pessoal) sobre isso, pois sinceramente não me lembro mais a frequência e importância destes sintomas, nem quando começaram. Se tivesse feito isso, acredito que eu teria dado mais atenção ao assunto.

Você conhecerá o restante desta história nos próximos dias, aqui no blog da Healfies. Continue nos acompanhando e saiba o desenrolar da experiência do Luiz e o que podemos aprender com ela.

Enquanto isso, aproveite e leia nosso artigo sobre o Câncer de Intestino (ele tem sim a ver com você!).

Acesse também o Facebook da Healfies.

*nome fictício para preservar a identidade do paciente

--

--

Healfies Brasil

Blog da healfies.com, uma rede social que conecta pessoas, profissionais e organizações de saúde.